Blog do Xico Malta

Conheça o novo campeão francês

Posted in Do Malta by xicopati on 20/05/2012

1919, a fundação do clube

O Montpellier Hérault Sport Club foi fundado em 1919 com o nome de Stade Olympique Montpelliérain (SOM). O clube conquistou a Copa da França em 1929 antes de integrar o novo campeonato profissional em 1932. O clube do sul da França alternou algumas temporadas entre a primeira e segunda divisão durante 37 anos, antes de entrar em colapso no início dos anos 1970.

 

O advento Nicollin

Assolado por graves dificuldades financeiras, Montpellier entrou em falência no ano de 1969.

A maioria do elenco deixou o clube e se integrou na Formation Sportive de Nettoiement, equipe corporativa do empresário Louis Nicollin.

Presidente emblemático, ele comprou finalmente o clube em 1974 e promoveu a fusão de ambas as equipes.

Sua personalidade extrovertida, sua sinceridade, seu estilo destacavam o emblemático presidente.

 

Treinadores no Montpellier, uma história de amor

Os treinadores do Montpellier protagonizaram muitas vezes uma bela história de amor. Michel Mézy, Robert Nouzaret, Jean-Louis Gasset… Desde a sua chegada na presidência do Montpellier, Louis Nicollin sempre esteve rodeado de treinadores, amigos, que sempre compartilharam a sua visão do futebol e seu estilo de vida.

 

A volta à elite

O clube agonizou durante vários anos nas divisões inferiores do campeonato francês antes de retornar a elite em 1988. Roger Milla, o lendário atacante camaronês, foi o personagem principal da ascensão do clube em 1986/97. Ele marcou 41 gols dos 73 inscritos pela sua equipe.

Mania de grandeza

Em 1989, o clube foi rebatizado de Montpellier Hérault Sport Club (MHSC).

A exemplo dos grandes presidentes da época, como Claude Bez e Bernard Tapie, os quais possuíam os mesmos valores e estilo, Nicolin também pensava grande. Para começar, ele contratou Aimé Jacquet, tricampeão francês com o Bordeaux.

Depois trouxe o melhor jogador sul-americano daquele ano, o colombiano Carlos Valderama. Cantona, Xuereb, Guérin, se juntam ao elenco construído para alcançar o topo do futebol francês.

 

A consagração

Na primavera, quando o clube estava na lanterna do campeonato, Aimé Jacquet foi demitido e Nicollin contratou Michel Mézy que deu vida ao grupo ao convencer Laurent Blanc a jogar de libero ao lado do brasileiro Júlio César. A nova estratégia deu certo e o Montpellier conquistou a Copa da França em 1990. Na temporada seguinte, o clube teve uma bela atuação na Recopa ao vencer o PSV de Romário antes de ser eliminado nas quartas de final de forma honrosa contra o Manchester United.

 

A gradual descida aos infernos

Apesar do time dos sonhos, a temporada foi trágica. Montpellier esteve nas últimas posições da tabela de classificação apesar da sua famosa dupla de ataque. O atacante Paille com 4 gols em 17 jogos deixou o clube durante a temporada. Cantona, com 10 gols em 33 jogos disputados no campeonato nacional, se juntou ao time das decepções. Bem longe da história que Louis Nicollin gostaria de ter escrito. A taça da Copa da França, o único título do clube até então, não fora suficiente diante de tanto investimento.

 

Nicollin, pai e filho

O clube desceu para a segunda divisão na temporada 1999/200 depois de treze temporadas consecutivas na elite. Louis Nicollin deixou a gestão do clube ao seu filho Laurent mas ainda permaneceu na presidência do clube.

 

O poder da juventude

Para melhorar o seu elenco, Montpellier amparou-se no seu centro de treinamento criado em 1978, de onde surgiu o zagueiro campeão mundial em 1998 com a seleção francesa, Laurent Blanc. No início dos anos 2000, o clube voltou à segunda divisão. O treinador Rolland Courbis chegou no clube em 2008 e subiu o clube para a primeira. René Girard tomou as rédeas do time em 2009 e levou o Montpellier a uma surpreendente quinta posição.

A consagração

2012, o ano da consagração. Montpellier conquista o campeonato francês, terminando na frente do mais novo milionário europeu, o Paris Saint-Germain. Olivier Giroud, Younès Belhanda et Mapou Yanga-Mbiwa foram os personagens principais deste sucesso.

O Montpellier era o décimo terceiro no ranking de investimento (36 milhões de euros). O segundo colocado Paris SG gastou mais de 100 milhões de euros em contratações nesta temporada depois de ter sido comprado pelos investidores do Qatar.

David derrotou Golias!

Deixe um comentário