Blog do Xico Malta

Jogador grego banido pra sempre da seleção grega por causa de uma saudação nazista

Posted in Do Malta by xicopati on 18/03/2013

grego

Faltavam 7 minutos para o final do jogo, quando o meio campista do AEK de Athenas, Giorgi Katidis, marcou o gol salvador de sua equipe. Os atenienses venceram por 2 a 1 o FC Veria pela 26 rodada do campeonato grego. Logo após o gol, Katidis foi comemorar com a torcida fazendo a saudação nazista (veja o vídeo abaixo).

Diante disto, a Federação de futebol grega decidiu unanimemente, neste domingo, banir perpetuamente o ex-capitão da seleção nacional do sub 19. “A postura deste jogador é uma provocação grave que insultou todas as vítimas das bestialidades nazistas e destrói o caráter pacifista e humano do futebol”, declarou em um comunicado oficial.

A Federação grega não está convencida de suas desculpas nem de suas explicações banais. “Eu não sou fascista e não teria feito isso se soubesse o seu real significado” tentou se defender o atleta no Twitter, negando ter feito a saudação nazista.

Segundo ele, o fato de ter levantado o braço era para dedicar o gol para seu colega Michalis Pavlis que luta contra uma grave doença.

Seu treinador, o alemão Ewald Lienen, tentou proteger o pupilo dizendo que “ele é um jovem que não conhece nada de política. Ele teria provavelmente visto este gesto na internet e tentou copiar sem saber o real significado”. O AEK, décimo primeiro colocado no campeonato grego, anunciou que irá se reunir nos próximos dias para decidir o futuro do jogador.

Neste domingo, a Grécia, onde o partido neonazista Aurora Dourada (Chryssi Avghi) que entrou no Parlamento grego levando 7% dos votos nas últimas eleições legislativas realizadas em maio de 2012, comemorava o 70 aniversário da deportação dos judeus gregos durante a segunda guerra mundial. Vários problemas na Grécia ocorrem por não ter nenhuma informação especifica sobre o holocausto nas escolas, afirmou o responsável do Museu Judeu de Tessalônica, Erika Perahia Zemour.

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] do AEK fez uma saudação nazista após marcar o gol da vitória diante do FC Veria  (veja o post: Jogador grego banido pra sempre da seleção grega por causa de uma saudação nazista).   […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s