Blog do Xico Malta

Dirigente homofóbico é condenado na Croácia

Posted in Do Malta by xicopati on 06/11/2012

O ex-presidente da Federação Croata de Futebol (HNS) o senhor Vlatko Markovic deverá se desculpar publicamente por ter declarado em 2010 que ele não aceitaria jogadores homossexuais na seleção croata, ordenou ontem a Corte suprema do país.

 

Segunda a advogada dos ativistas do movimento homossexual, Vlatko Markovic, que deixou a presidência da HNS em julho, foi também proibido de fazer qualquer comentário ou declarações discriminatórias contra os homossexuais. A Corte determinou que ele publicasse uma carta de desculpas na imprensa.

 

Em uma reportagem ao jornal Vecernji, em 2010, ao responder a pergunta se ele já havia visto um jogador homossexual, Markovic respondeu: “Não, ainda bem que só há pessoas saudáveis no mundo do futebol”. Em seguida, ele se desculpou explicando que não tinha nada contra as minorias e em particular nada contra os homossexuais.

 

A UEFA já havia punido Markovic, 75 anos, com uma multa no valor de 10 000 euros por suas declarações homofóbicas. Ex-jogador e treinador, Markovic foi presidente da Federação Croata desde 1998. Ele pediu demissão depois da Euro 2012 sem dar explicações e fora substituído por Davor Suker.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s