Blog do Xico Malta

Zhu Jun, o mecenas do futebol chinês

Posted in Do Malta by xicopati on 13/07/2012

Os torcedores do time do Shangai Shenhua estão nas nuvens. Depois da chegada de Nicolas Anelka, no último inverno, eles vão receber amanhã o atacante marfinense Didier Drogba, recém contratado do Chelsea, clube vencedor da Liga dos Campeões, por um salário anual estimado em 12 milhões de euros. Estas duas contratações de peso, as quais se juntam a chegada do treinador argentino Sergio Batista, se devem ao proprietário do clube, Zhu Jun, 45 anos, um empresário de Xangai que fez fortuna no videogame online. Fundador em 1999 da empresa The Nine, ele acredita que o jogo na web constitui a nona arte, Zhu Jun alcançou o 57 lugar no ranking dos homens mais ricos da China promovido pela revista Hurun, depois de ter comprado os direitos do jogo online World of Warcraft.

Zhu é extremamente ambicioso que compreendeu as vantagens da midiatização e não duvida de sua capacidade em alcançar os seus objetivos. Contratar Didier Drogba, por exemplo, segundo ele é “como paquerar uma mulher. No início provavelmente ela poderá resistir mas se você persistir, com o tempo ela irá ceder e tudo acaba bem. Não se pode desistir nunca”, escreveu o empresário no twitter.

Atualmente o time do Shangai Shenhua está estagnado na décima terceira colocação (16 clubes no total) do campeonato chinês, conhecido por seu nível técnico baixo. Os métodos de Zhu são bem particulares. Por exemplo, o empresário determinou que o treinador o colocasse para jogar alguns minutos contra o Liverpool em 2007.

Zhu Jun é um personagem atípico segundo os torcedores do Shangai Shenhua. Para “Ding Ding”, apelido do chefe dos Diabos azuis, principal torcida organizada do Shangai, é sempre muito complicado julgar o senhor Zhu Jun. Segundo ele, “é um homem de negócios que sempre coloca em primeiro plano a sua empresa”. Ninguém é ingênuo. Muitos acreditam que as aquisições a preço de ouro servem para promover o seu negócio. Entretanto, ninguém coloca em dúvida o seu amor pelo futebol. “Ele é um fanático torcedor do Shenhua e ama o futebol”, garante Ding Ding. Ninguém na China é igual a ele”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s