Blog do Xico Malta

Duas atletas sauditas pela primeira vez em uma Olimpíada

Posted in Do Malta by xicopati on 12/07/2012

A Arábia Saudita levará pela primeira vez duas mulheres para os Jogos olímpicos. Uma judoca e uma corredora especialista nos 800m.

“A judoca Wodjan ali Seraj Abdulrahim Shahrkhani (+ 78 kg) e a corredora Sarah Attar é uma novidade super positiva e estamos felizes em receber estas duas atletas em Londres”, declarou o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, em um comunicado oficial.

O Comitê olímpico do Qatar (COQ) anunciou na última quarta-feira que uma campeã de tiro foi designada para ser a porta bandeira de seu país durante a cerimonia de abertura das Olimpíadas, no próximo 27 de julho.

A Arábia Saudita, o Qatar e Brunei eram até o presente momento os únicos países a nunca levaram uma mulher para participar de uma Olimpíada.

O debate foi intenso na Arábia Saudita, a mais conservadora das seis monarquias do Golfo. Os responsáveis religiosos são contrários ao esporte feminino em geral, pois, segundo eles, contribui para a mistura ente os sexos.

Pressionado pelo COI para que as mulheres participassem das Olimpíadas, o país colocou uma serie de condições, principalmente de caráter religioso. O chefe do esporte saudita, o príncipe Nawaf Ben Fayçal, exigiu no início de julho como condições sine qua non para a participação das mulheres nesta Olimpíada: uso do véu islâmico, a presença permanente de um parente próximo da atleta e por fim não se misturar de forma alguma com os homens.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s