Blog do Xico Malta

Wembley FC e seus velinhos

Posted in Do Malta, Na Inglaterra by xicopati on 30/06/2012

Da esquerda para direita: Le Saux, Seaman, Mc Bride, Parlour e Caniggia

O pequeno clube londrino Wembley FC foi fundado depois da segunda grande guerra, exatamente no ano de 1946.

Desde a sua criação, o Wembley participou de campeonatos amadores e semiprofissionais.

O seu estádio Vale Farm tem a capacidade para 3.000 pessoas.

Importante ressaltar que o time não tem nada a ver com o lendário estádio de Wembley (The English National Stadium).

O time tem como apelido os Lions. Assim podemos resumir em algumas palavras a história deste pequeno time inglês de 65 anos de idade que leva o nome da periferia do noroeste de Londres.

Mais de meio século incógnito, Wembley virou notícia no dia 21 de junho deste ano depois de ter contratado cinco ex-craques para reforçar a equipe.

Martin Keown, 45 anos, 43 jogos com a seleção inglesa, mas de 300 jogos no Arsenal, aposentado em 2005; Parlour, seu ex-colega de Arsenal, igualmente com mais de 300 jogos disputados com as cores do Arsenal, 10 jogos com o English Team, 39 anos de idade, longe dos gramados desde 2007; Graeme Le Saux, 43 anos, outro jogador da seleção inglesa, conhecido por sua passagem nos Blues do Chelsea, ausente dos campos desde 2005; Claudio Caniggia, 45 anos, 50 jogos com a Argentina, uma brilhante carreira na Itália e Escócia, aposentado há 8 anos; e finalmente Brian McBride, jogador norte-americano de 40 anos de idade, algumas temporadas defendendo o Fulham antes de encerrar a carreira na MLS em 2010.

Junto a estes cinco veteranos, temos que ressaltar a contratação do lendário bigodudo com seu indefectível rabo de cavalo, o ex-guarda metas da seleção inglesa e do Arsenal, David Seaman, como treinador de goleiros.

A questão que certamente fica no ar é a seguinte: O que traz estes ex-jogadores com uma idade bem avançada a um clube da nona divisão da Inglaterra?

Para responder a esta pergunta temos que voltar no tempo. Exatamente há um ano quando a fabricante de cerveja americana Budweiser transformou-se na patrocinadora principal da Copa da Inglaterra, a chamada FA Cup.

A concorrente Carling já patrocinava a Copa da Liga, a Heineken a Copa da Europa de rúgbi, deste modo a gigante americana queria ocupar o seu espaço na mídia inglesa através do patrocínio de uma importante competição.

Na última edição da Copa da Inglaterra, para chamar atenção antes da entrada das grandes equipes inglesas da Premier League, a Budweiser decidiu transmitir de maneira inédita na internet um jogo da primeira rodada.

A bucólica partida entre Ascot United e FC Wembley foi a escolhida, os visitantes venceram por 2 a 1 e conquistam o patrocinador do torneio. A tal ponto que no último mês de março, Budweiser decidiu ajudar o clube: Renovação da sede, investimento na base, a chegada de um novo fabricante de uniforme, a Umbro, e sobretudo a contratação do ex-técnico da Inglaterra Terry Venables como supervisor técnico.

Obviamente que estas ações não foram totalmente caridosas. O acordo inédito entre o líder da cerveja yankee e o clube da periferia de Londres prevê que a próxima participação do FC Wembley na FA Cup será desta vez não somente transmitida ao vivo pela net, mas também será promovido um documentário, contando as aventuras deste anão do futebol britânico na mais antiga das competições. “Dream On. The Journey of Wembley” será transmitido na ESPN.

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. rafael said, on 30/06/2012 at 22:37

    mto legal…abs


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s