Blog do Xico Malta

A repercussão da semifinal da Euro entre Itália e Alemanha

Posted in Do Malta by xicopati on 29/06/2012

ITÁLIA

Evidentemente pelos lados da bota é pura euforia. De uma lado a alegria de voltar a final de uma Eurocopa doze anos após a derrota diante da França. Do outro, o prazer de ter eliminado a toda poderosa Alemanha com uma forte simbologia político-econômica. O jornal esportivo Corriere dello Sport colocou na capa o seguinte título: “Os gigantes da Itália”, nota-se também uma fotografia de Angela Merkel com a seguinte legenda: “Te fizemos uma belo spread”. Do ponto de vista futebolístico o Corriere disse que Balotelli foi esplendido e que a Itália deu uma lição de futebol aos alemães. “Os Azurri de Prandelli venceram a Alemanha favorita por 2 a 1 e vão disputar a final da Euro contra a Espanha, um objetivo que até os mais otimistas não previam”. Em seu editorial, o vice diretor do jornal, Stefano Agresti, explicou a que ponto esta vitória devolveu a alegria ao seu país, depois de uma ano difícil e complicado na Itália: Crise econômica, terremoto, Calcioscommesse, …)

Comemorações igualmente pelos lados da Gazzzetta dello Sport. O jornal esportivo rosa deu o seguinte título: “Somos nos!”, com uma enorme foto de Balotelli. “Nós vencemos mais uma vez a Alemanha por 2 a 1. E agora que venha a Espanha”. 20 páginas foram dedicadas ao jogo de ontem. O primeiro grande título foi bem claro exaltando o herói do jogo: “Straordimario” (Straordinario + Mario). O atacante do Manchester City obteve a melhor nota do jogo com 8,5. “O artilheiro acordou. Fim da letargia. Que gols, senhoras e senhores. O primeiro de cabeça, bonito mas normal. Mas o segundo…” Na verdade todas as notas foram excelentes. Pirlo também obteve 8,5 (em um belo requiemm com a nazionale), enquanto que Buffon, Balzaretti, Bonucci, De Rossi e Cassano obtiveram um 7,5. A Gazzetta foi mais severa com os alemães. A melhor nota foi pra Reus (6) e a pior para Mario Gómez que teve uma fraca nota 4 seguida do seguinte comentário: “Todos esperavam o Super Mario alemão, mas ele foi um Mini Mario…”

O terceiro jornal esportivo, Tuttosport também não poderia deixar de colocar a grande estrela na capa com a seguinte legenda: “Li abbiamo fatti neri” ao lado da foto de Balo torso nu.

O jornal Repubblica, que não é esportivo, dedicou a sua manchete aos Azurri: “Jogo perfeito, os Azurri na final” antes de comentar que 23 milhões de telespectadores seguiram o feito do time de Prandelli. No site do jornal, o editorialista Fabrizio Boca afirmou que fora o jogo mais importante da Itália desde a Copa de 2006 e argumentou sobre as futuras contratações deste verão: “Esta seleção é da geração Diamanti e cia. Portanto, nossos clubes continuam procurando craques no estrangeiro…”.

ALEMANHA

Toda a Alemanha estava confiante na sua mannshaft. Eles não esperavam a eliminação na semifinal diante da surpresa italiana. O jornal Die Zeit escreveu: “Sem final dos sonhos contra a Espanha, sem recompensa diante de uma bela campanha no torneio europeu”. O jornal lembrou que a seleção alemã buscava ansiosamente um título europeu depois do último conquistado em 1996. O jornal 11 Freunde criticou os craques Schweinsteiger e Özil, acusando os jogadores de estarem desmotivados, cansados e desamparados.

O tabloide Bild, jornal mais lido do país, criticou a escolha tática do treinador Jogi Löw. A escolha de Gómez, Podolski e Kroos respectivamente no lugar de Klose, Schürre e Reus. “Gómez e Podolski foram um muito mal. Os dois deviriam ter saído no intervalo. O treinador demorou muito para corrigir seus erros.”

Pela quarta vez consecutiva a Alemanha é eliminada pela Itália. Como na Copa do Mundo de 2006. O jornal Kicker advertiu: “Esta seleção tem muito talento e diante disso tem um belo futuro pela frente. No entanto a esperança e o ambiente festivo é uma coisa, o sucesso de fato é outra coisa.”

Veja outras capas pelo mundo:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s