Blog do Xico Malta

O belo gesto italiano

Posted in Do Malta by xicopati on 27/06/2012

Ainda não foi oficializada a iniciativa, a última palavra pertence a Figc (Federação Italiana de Futebol): Os azzurri de Cesare Prandelli decidiram doar o eventual prêmio da Euro às vítimas do terremoto ocorrido na região da Emília-Romanha no último mês.

A Figc, alguns dias atrás, tinha confirmado que os jogadores da seleção italiana teriam feito formalmente um pedido para destinar a premiação às vítimas. Trata-se de 200 mil euros para cada jogador. É sem dúvida alguma uma notícia singular no mundo egocêntrico do futebol.

Entra as seleções presentes na Euro 2012 os azzurri estão dando um belo exemplo.

Por outro lado, Sofocle Pivalos, presidente da Federação Grega, prometeu (antes da eliminação) aos seus jogadores uma bela recompensa em caso de vitória: A metade do prêmio que será dado pela UEFA aos vencedores, cerca de 12 milhões de euros que divididos por 23 daria quase 500 000 euros por jogador. Inútil lembrar a situação trágica da economia grega onde seria vergonhoso tal premiação.

Na Espanha, onde a crise é também calamitosa, a Federação espanhola prometeu 7 milhões de euros em caso de sucesso, cerca de 300 000 por cabeça. Uma cláusula no acordo firmado entre jogadores e federação estabelece que a premiação seria isenta de tributação, tirando dos cofres públicos da Espanha 3,5 milhões de euros.

A Federação Ucraniana premiou com 1 milhão de euro os seus jogadores depois da vitória contra a Suécia, o dobro do prometido por cada vitória na fase de grupos do torneio. Assim anunciou o presidente da Federação de Futebol Ucraniana, Grigori Surkis: “Haja visto que foi uma vitória heroica, o prêmio não será de 500 mil euros, mas de 1 milhão”.

Alguém falou de crise na Europa?

 

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Ricardo Urbano said, on 27/06/2012 at 12:30

    Isso que é exemplo….


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s