Blog do Xico Malta

Gazzetta dello Sport: Balotelli, o King Kong

Posted in Do Malta by xicopati on 25/06/2012

A charge acima, feita pelo cartunista Valerio Marini e publicada na Gazzetta dello Sport, foi sem dúvida uma piada de péssimo gosto.

O jornal esportivo mais lido da Itália publicou uma caricatura na qual Mario Balotelli sobe o Big Ben como se fosse o King Kong rebatendo bolas de futebol em analogia ao clássico de 1933 dirigido por Merian Caldwell Cooper e Ernest Beaumont Schoedsack.

Importante ressaltar que a crítica deste blogueiro não se baseia no fastidioso politicamente correto em voga nos moralistas conservadores contemporâneos. O problema em questão é real e legítimo pois o jogador negro italiano foi por diversas vezes vítima implacável de insultos racistas nos estádios.

É inadmissível a gafe cometida pelo jornal milanês ainda mais quando a UEFA e a Federação Italiana de Futebol se empenham em combater o racismo nos estádios.

Recentemente, na primeira fase da Euro, a UEFA multou a seleção croata por causa dos cânticos racistas promovidos pela torcida da seleção balcânica contra o mesmo Balotelli, no valor de 80 mil euros. Bananas também teriam sido lançadas em direção ao atacante italiano.

Em dezembro do ano passado, em um amistoso da Azurra contra a Romênia realizado em Klagenfurt, na Áustria, um grupos de torcedores extremistas italianos, chamados de “Ultra Italia”, proferiu cantos xenófobos, mostraram bandeiras com mensagens racistas como por exemplo: “Não a Itália multicultural” e por fim imitaram gritos de macaco contra Mario Balotelli.

Nesta temporada, num jogo da Champions entre Porto e Manchester City, a torcida portuguesa imitava o guinchar do macaco quando o craque italiano pegava no bola (veja o vídeo abaixo)

O atacante do Manchester City, que nasceu na Itália e tem pais ganeses, também teve um incidente em 2009 quando lhe lançaram bananas num bar em Roma.

Por fim, a torcida da Juventus adorava imitar o guinchar do macaco quando Balotelli pegava na bola durante os derbies da Itália (assim chamado o clássico entre Internazionale de Milão e Juventus de Turim).

A personalidade pueril, irresponsável e muitas vezes arrogante de Mario Balotelli, protagonista de várias patacoadas ao longo de sua curta carreira, não justifica obviamente a charge irresponsável da Gazzetta ou qualquer outra piada de conotação racista.

No twitter, alguns leitores começaram uma campanha para boicotar o site da Gazzetta dello Sport e até mesmo cancelar a assinatura do jornal. No fórum de debates do site, os leitores exigem a demissão do chargista o mais rápido possível.

Felizmente na Itália, há o outro lado da moeda, como por exemplo, a homenagem feita por Dario Gambarin de Castagnaro, região de Verona. O desenho feito pelo artista, com a ajuda de um trator, reconhece a importância da figura de Balotelli em uma Itália multicultural sem preconceitos.

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] a Gazzetta dello Sport cometeu um grave deslize ao publicar uma charge representando Balotelli como King Kong em cima do Big Ben (recém rebatizado Torre […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s