Blog do Xico Malta

Liga dos Campeões: Bayern de Munique x Chelsea. Uma final surpresa

Posted in Do Malta by xicopati on 19/05/2012

Depois de terem eliminado os dois grandes favoritos (Barcelona e Real Madrid), Chelsea e Bayern de Munique se enfrentam logo mais na grande final da Liga dos Campeões. O Bayern terá a chance de jogar em casa onde ele tem 14 vitórias em 15 jogos, enquanto que o Chelsea (com uma única vitória fora de casa na Liga dos Campeões desta temporada) vem embalado pelo feito de ter eliminado o gigante Barcelona de Lionel Messi (1×0, 2×2).

Um jogo histórico

Será o ponto culminante da história do Bayern, declarou o seu presidente Uli Hoeness, “um cenário ideal, provavelmente único”, e uma vitória será “certamente a mais importante da história do clube”. O objetivo do Bayern é vencer o seu quinto troféu da Liga dos Campeões (depois de 1974, 1975, 1976 e 2001) e de alcançar o patamar dos times com mais conquistas nesta almejada competição, junto com Liverpool e atrás de Real Madrid, como nove conquistas e Milan com sete.

Pelos lados do Chelsea, que possui somente duas Recopas Europeias (1972 e 1998), os Blues querem mais do que nunca este título inédito. “Este jogo poderá marcar a história do clube”, lembrou o treinador italiano Roberto Di Matteo. “Será sua primeira conquista. É isto que importa e vamos nos concentrar nisto”.

Um jogo de vinganças

As duas equipes almejam esta taça há dez anos, porém sem sucesso. O magnata russo Roman Abramovich, que tem verdadeira obsessão na Champions desde o seu desembarque em Londres em 2003, nunca economizou em suas aquisições para conseguir tal feito. Mas se os Blues venceram tudo na Inglaterra, a Europa ainda lhes falta, entre uma final perdida nos pênaltis contra o rival United em 2008 e quatro derrotas nas semifinais. A derrota de hoje poderá ser ainda mais dramática pois deixará o clube fora da próxima Liga dos Campeões, já que ele terminou o campeonato em sexto lugar, conquistando somente a velha “Cup” como prêmio de consolação.

Os bávaros ainda não esqueceram da derrota de 2010 diante da Inter de Mourinho (2×0). Uma nova derrota hoje do segundo colocado da Bundesliga, uma semana após a goleada sofrida na final da Copa da Alemanha por 5 a 2 diante do Borussia Dortmund, bicampeão alemão, será mais uma temporada catastrófica para o gigante da Baviera, coisa que não acontece desde 1995-1996.

Os jogadores também querem vingança: Drogba que tem uma história bastante azarada na Champions pois bateu na trave algumas vezes com os Blues (2008 e 2009). Ribéry, suspenso na final de 2010 e que vai jogar “a partida mais importante de sua carreira”. Por fim, Arjen Robben derrotado na última Copa do Mundo e na final da Champions contra a Inter.

Choque de gerações

Juventude de Munique contra a experiência londrina, e o inverso no banco de reservas. A geração Drogba terá talvez a sua última grande chance, com os trintões Cech, Cole, Lampard e Malouda (Terry suspenso). “Para vários jogadores do Chelsea, será a última chance de conquistar a Liga dos Campeões”, assinalou o capitão bávaro, Lahm. “Ainda somos jovens e teremos outras oportunidades”. A sua geração encontra-se no apogeu com Neuer, Schweinsteiger e o poderoso trio ofensivo Robben-Gomez-Ribéry

No banco, Jupp Heynckes (67 anos), vencedor de uma Champions em 1998 com o Real, terá a oportunidade de vencer a Liga dos Campeões com dois clubes diferentes. A direção do clube alemão garantiu a sua permanência. Seu colega Roberto Di Matteo não tem certeza de nada. Aos 41 anos de idade, o pouco experiente treinador sucedeu em março André Villas-Boas, demitido.

Outro choque também se dará entre duas filosofias diversas, entre um Bayern respeitoso de suas raízes e da sua gestão exemplar e um Chelsea que inaugurou o “Futebol Business” do século XXI.

Não perca, a partir das 15h, a transmissão de Bayern de Munique e Chelsea, final da Champions League, pela rádio MidiaCast.

Narração de Diguinho, e participações especiais de Paulinho, Xico Malta, José Renato e Fernando Pereira.

Você pode participar pelo twitter @radiomidiacast.

Contamos com sua audiência.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s