Blog do Xico Malta

Fatos marcantes da Liga 2011/2012

Posted in Do Malta by xicopati on 17/05/2012

O fim da hegemonia do Barça

Como previsto, os dois gigantes nacionais foram o destaque desta 81 edição da Liga.

Ambos venceram 60 dos 76 jogos disputados. A pequena surpresa foi a mudança na hierarquia.

Depois de três temporadas devastadoras, o Barcelona caiu diante de um Real Madrid antológico, que pela primeira vez na história dos grandes campeonatos europeus, acabou a temporada com 100 pontos. A chamada Casa Branca (Real Madrid) possui três jogadores na lista dos cinco maiores artilheiros da temporada: Cristiano Ronaldo: 46 gols, Higuain: 22 gols e Benzema: 21 gols.

Vale ressaltar também que na lista dos 4 melhores assistentes, 3 pertencem ao clube merengue: Özil: 17 assistências, Di Maria: 15 e Cristiano Ronaldo: 12. Deste modo fica notória a potência ofensiva do Real Madrid nesta temporada. Por outra lado, o Barça liderou o campeonato somente em duas rodadas: a sétima e oitava. O Real tomou a ponta da tabela desde a décima primeira rodada até o final.

O término da hegemonia catalã é também o fim da história de amor entre Guardiola e o Barcelona. Uma bela biografia de 13 (ou 14) títulos em 4 anos.

Recordes e mais recordes

Um dos maiores destaques desta temporada foi os inúmeros recordes batidos pelos dois pesos pesados da Espanha.

Ao atingir a marca simbólica de 100 pontos, o Real foi melhor que os 99 pontos do Barça há dois anos, que os 97 da Inter em 2007 e que os 98 do Liverpool em 1979.

Recorde de gols também com 121 marcados (o antigo recorde era de 107, o Barça também foi melhor nesta temporada com 114).

Os recordes também caíram na artilharia com Cristiano Ronaldo e Messi. O argentino levou a melhor com 50 gols marcados, ou seja, mais que 13 dos 20 times da Liga. Ronaldo com 46 gols pode se consolar em ter sido o primeiro jogador da história da Liga a marcar gols em 19 equipes do campeonato.

O fenômeno Falcão

40 milhões de euros. O Atlético de Madrid assinou um cheque gordo na última janela de contratações do verão europeu, aproveitando as boas vendas efetuadas com Agüero (45M) e De Gea (20M) para concretizar a contratação da estrela do FC Porto, Radamel Falcão Garcia Zárate.

A maior contratação da Liga e provavelmente a mais rentável, já que o colombiano brilhou na sua primeira temporada na Espanha. 38 gols em 53 jogos, 24 gols na Liga (45% dos gols de seu time).

Pela direita, pela esquerda ou pelo meio, Falcão marcou em todas as posições do campo e também contra as melhores defesas do campeonato: Barça, Real e Valência. Manchester e Chelsea já estão de olho no craque colombiano que se transformou no Mister Liga Europa.

O novo Málaga chegou

11 partidas, 10 chegadas, 60 milhões gastados. Málaga renovou todo o seu elenco no início desta temporada 2011/12, com o objetivo principal de se classificar para um Copa da Europa. Na décima posição no final de janeiro depois de um inverno ruim, os Andalo-quataris encontraram o bom futebol graças ao entrosamento de seus atletas e a filosofia implantada por Pellegrini com um jogo mais ofensivo.

Foi também o time mais faltoso da temporada com 642 faltas cometidas, na frente do Barça e Bilbao.

Resultado, missão cumprida, o Málaga acabou na quarta posição e obteve a primeira classificação da história na Liga dos Campeões, se passar pela fase preliminar. O próximo objetivo do Sheik Al-Thani é transformar o clube andaluz na terceira força do campeonato espanhol.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s