Blog do Xico Malta

Tocha olímpica: Uma idéia nazista

Posted in Do Malta by xicopati on 12/05/2012

Tradução de um artigo publicado no Le Monde

A tocha olímpica foi acesa na quinta-feira passada em Olímpia. Ela começou a sua odisseia pelo continente europeu até Londres, palco dos Jogos de 2012, conforme determina a tradição.

O jornalista Max Fisher, da revista americana The Atlantic, lembrou as condições através das quais nasceu esta tradição moderna, em 1936, criada para os jogos de Berlin. O regime nazista tinha inventado naquele ano o uso da tocha, utilizando-a como instrumento de propaganda.

No início, Adolf Hitler não queria a Olimpíada, a qual ele qualificava de “invenção de judeus e maçons”, lembrou Arnd Krüger e William Murray’s no livro história dos Jogos Olímpicos de 1936, The Nazi Olympics. Convencido pelo ministro da propaganda, Joseph Goebbels, em 1934, Hitler aproveitou para fazer uma demonstração do poder nazista, uma evocação das raízes arianas do povo alemão, unificado pelo “espírito combativo” de seus atletas. Ele usou a ocasião para fazer a ligação simbólica de seu regime com os impérios da Antiguidade, tão caros ao ditador.

A tocha foi empregada para exprimir a continuidade histórica natural, imaginada pelo regime nazista, entre o seu próprio destino e a herança grega, via Roma e o Santo Império Romano Germânico. Naquele ano, os portadores da tocha passaram pela Checoslováquia. A propaganda alemã encorajou o embate entre os membros da comunidade alemã e a maioria checa. Dois anos mais tarde, a Alemanha invadia o país.

Sob a impulsão do chefe da Federação dos Esportes do Reich, Hans von Tschammer und Osten, escavações foram efetuadas por uma equipe alemã no terreno onde eram praticados os Jogos antigos em Olímpia, ilustrando o papel de renovadores da Antiguidade dos nazistas. A empresa Krupp, principal fabricante de armas da Alemanha, foi encarregada de conceber a tocha.

A ideia original da tocha foi dada a Hitler e Goebbels por um sujeito chamado Carl Diem, chefe do Comitê olímpico do Reich, o qual tinha estabelecido uma longa campanha para obter a organização dos jogos na Alemanha. Ele se inspirou em uma outra tocha, que foi usada nos Jogos de Amsterdã em 1928. Em seguida, Diem militou, sem sucesso, a favor da participação de atletas judeus alemães na competição.

Max Fisher lembrou que se pode perceber os ecos desta primeira cerimonia, há 76 anos: Os costumes, a orquestra minuciosa, o ferro e a tocha, a evocação de uma antiga tradição que na realidade é bem moderna.” O que não impede de apreciarmos, na sua versão atual, como símbolo de unidade entre as nações.

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Alexandre Müller said, on 12/05/2012 at 13:58

    Não é idéia Nazista, algo roubado como a suástica, outro simbolo roubado, um simbolo Indiano!
    A chama Olimpica sempre existiu, desde os primeiros Jogos Olímpicos, em 776 a.C. em adoração a Zeus. Algo que foi restaurado nos primeiros Jogos Olímpicos Modernos, em Atenas, no século XIX, em 1896, pelo Barão francês Pierre de Cobertin, e reavivaram a tradição da chama Olímpica!
    o Nazismo não criou a chama Olimpica!

    • xicopati said, on 13/05/2012 at 10:54

      Alexandre, Leia novamente o texto. Acho que você não entendeu direito. “A tocha foi empregada para exprimir a continuidade histórica natural, imaginada pelo regime nazista, entre o seu próprio destino e a herança grega, via Roma e o Santo Império Romano Germânico.” ou A ideia original da tocha foi dada a Hitler e Goebbels por um sujeito chamado Carl Diem, chefe do Comitê olímpico do Reich, o qual tinha estabelecido uma longa campanha para obter a organização dos jogos na Alemanha. Ele se inspirou em uma outra tocha, que foi usada nos Jogos de Amsterdã em 1928.” Ou seja o nazismo reiventou a tocha olímpica como instrumento de propaganda. Abraço

  2. Larilo said, on 01/07/2012 at 15:38

    Ideia não tem mais acento na nova ortografia!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s