Blog do Xico Malta

Morreu Rashidi Yekini: o craque mendigo

Posted in Do Malta by xicopati on 08/05/2012

O ex-craque do futebol nigeriano, Rashidi Yekini, faleceu aos 49 anos de idade, na última sexta-feira em Iraa, cidade localizada no norte da Nigéria.

Yekini sofria de uma doença neurológica há algum tempo.

Este lendário jogador do futebol africano ficou mais conhecido pelo gol marcado na Copa do Mundo de 1994 contra a Bulgária, o primeiro gol da história de seu país em um mundial. Depois de marcar este gol inédito, Yekini abraçou a rede emocionado. A imagem antológica ficará marcada pra sempre nos anais das Copas.

Além desta efígie, Rashidi Yekini era um atacante potente com o apelido de o Touro de Kaduna, que balançou por diversas vezes as redes da África e da Europa.  Artilheiro das Copas Africanas de Nações de 1992 e 1994, ele conduziu a sua seleção ao título supremo do continente em 1994. Naquele mesmo ano, a Nigéria encantou o mundo com sua seleção na Copa dos Estados Unidos ao terminar primeira de seu grupo, na frente da Argentina, antes de ser eliminada pela Itália. Yekini ainda é o maior artilheiro da história dos Super Eagles com 37 gols em 58 jogos disputados.

O continente europeu também teve a oportunidade de ver o craque nigeriano em seus gramados. Sobretudo no clube português do Vitória de Setúbal onde Yekini marcou 90 gols em 108 jogos. Ele também passou com menos sucesso no Olympiakos, Sporting Gijón e FC Zurich.

Depois de encerrar a carreira, Yekini fez algumas escolhas erradas e sofreu com a doença. O craque chegou a ser mendigo. Na última sexta, o lendário jogador da Nigéria nós deixou. Todo um continente sentirá a falta do ídolo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s