Blog do Xico Malta

Copa da Inglaterra: A grande final de 2012

Posted in Do Malta by xicopati on 05/05/2012

132 edições! A mais antiga competição do mundo do futebol conhecerá o campeão de 2012, neste sábado, em Wembley. Liverpool e Chelsea irão se enfrentar na final da Copa da Inglaterra. Ambos são especialistas nesta charmosa competição. Os Reds venceram 7 vezes enquanto que os Blues ganharam 6. Mas o que estará em jogo será sobretudo o resgate de uma temporada medíocre no campeonato inglês.

Atualmente na oitava posição da Premier League, com 34 pontos a menos que os dois de Manchester e com apenas cinco vitórias dentro de sua fortaleza de Anfield Road, o Liverpool vive um verdadeiro calvário no campeonato nacional.

Mas para o treinador dos Reds, Kenny Dalglish, que já venceu esta copa como jogador e treinador vestindo as cores do Liverpool, conquistar a FA Cup significaria mais do que um simples prêmio de consolação. Sob o seu comando, Liverpool já venceu a Copa da Liga contra o Cardiff, no último dia 27 de fevereiro, o primeiro troféu depois de cinco anos e meio. Uma eternidade para o clube mais vencedor da Inglaterra ao lado do United.

Dalglish desabafou nesta semana ao criticar a obsessão criada em volta do campeonato e os primeiros quarto lugares, sinônimo de classificação para a Liga dos Campeões. “Conquistar um título é muito mais gratificante do que acabar em lugares de honra!”, confessou o treinador do Liverpool. Jan Molby, ex-craque dos Reds, corroborou a fala do treinador: “A confiança e a postura de campeão se constroem com os títulos. Vencer jogos de campeonato não são suficientes. Tem que levantar troféus.” Se levarmos em conta esta teoria, Liverpool terá salvado a sua temporada se o clube da Mersey conquistar a dobradinha Copa da Inglaterra – Copa da Liga. Os torcedores e os proprietários, que investiram altas somas com as contratações de Caroll e Suarez, devem ter outra opinião sobre este tema.

A situação do Liverpool no campeonato é idêntica ao do Chelsea. Depois da derrota diante do Newcastle por 2 a 0, na quarta-feira, os Blues (sexta posição) estão praticamente fora das primeiras quatro posições da Premier League. Mas o jogadores de Roberto Di Matteo possuem outros objetivos para este final de temporada e deverão estar com a cabeça na Allianz Arena onde será disputada a grande final da Liga dos Campeões contra o Bayern de Munique, no próximo 19 de maio. Vale lembrar que este troféu é a grande obsessão de Roman Abramovich, desde a sua chegada no Chelsea 10 anos atrás.

No entanto, os ingleses não costumam amolecer, ainda mais na final de uma competição que pertence ao patrimônio histórico do país. Os Blues conquistaram três das cinco últimas edições da FA Cup (2007, 2009, 2010). Com Drogba no comando do time, os Blues transformaram Wembley em seu quintal.

Desde a inauguração do novo estádio londrino, em 2007, Drogba marcou sete gols em sete jogos disputados, inclusive o gol da vitória na final da FA Cup diante do Portsmouth em 2010, mas também o gol contra o United em 2007 já na prorrogação. Apesar do retorno aos bons momentos do ex-Red Fernando Torres, que marcou o gol contra o Barcelona na semifinal da Liga dos Campeões e autor de um hat-trick contra os Queens Park Rangers na semana passada, será o jogador da Costa do Marfim que deverá ser o titular do ataque londrino. Impressionantes há algumas semanas, Didier Drogba e sua trupe deverão colocar todo o resto de energia para esta final. “Estamos tirando o máximo dos jogadores nestes últimos dois meses” , reconheceu Roberto Di Matteo.

O treinador dos Blues marcou o gol mais rápido da história da FA Cup na final contra o Middlesborouhg em 1997 (veja o vídeo abaixo), dando ao Chelsea seu primeiro título depois de 22 anos. Faltam dois jogos para estes jogadores não acabarem o ano sem nada. Dois jogos para transformar esta temporada na mais importante da história do clube.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s