Blog do Xico Malta

Manchester City retoma a liderança ao vencer o United

Posted in Do Malta by xicopati on 30/04/2012

Kompany marcando de cabeça o gol mais importante da temporada (Foto: AFP/ANDREW YATES)

Manchester City sobrepujou o seu rival United ao vencer por 1 a 0, nesta segunda-feira, o grande confronto da 36 rodada do campeonato inglês e está agora a dois jogos do seu primeiro título desde 44 anos atrás.

Graças ao gol do jogador belga Vincent Kompany, marcado nos acréscimos do primeiro tempo, o City retomou a liderança da Premier League graças ao saldo positivo de 8 gols. Porém o City ainda não pode gritar “é campeão”, pois terá pela frente um jogo difícil no próximo domingo contra o Newcastle. Entretanto, os citizens terminam a temporada com um confronto bem mais fácil contra os Queens Park Rangers.

Enquanto que tudo parecia estar garantido para o United há três semanas atrás, os Citizens conseguiram recuperar oito pontos de desvantagem em quatro jogos.

Este embalo os ajudou muito no “derby dos derbys” desta segunda-feira diante de sua torcida no Etihad Stadium, onde eles confirmaram a sua superioridade contra seus vizinhos, seis meses após a vitória histórica, em Old Trafford, no derby do primeiro turno, por 6 a 1.

Depois de dez minutos bem tímidos por causa da pressão deste grande jogo com cara de final, o City monopolizou a posse de bola. O United, que colocou em campo um time defensivo com apenas Rooney no ataque, e bem experiente com a presença dos veteranos Giggs e Scholes entre os titulares, ficou acuado em seu campo de defesa.

As boas oportunidades foram abundantes no gol de De Gea. Jones teve que salvar um chute rasteiro de Tevez aos 16’ e Aguero que tentou por diversas vezes fazer seu gol porém sem sucesso. Tudo isso sob o olhar atento do sogro Diego Maradona, que esteve presente na tribuna.

Por outro lado, os jogadores de Roberto Mancini não tiveram grandes oportunidades no primeiro tempo, até quando o zagueiro central Kompany subiu mais que Smalling, no escanteio cobrado por David Silva, para cabecear pro fundo das redes, marcando assim o gol mais importante da temporada alguns segundos antes do intervalo.

A cara do jogo mudou depois da volta dos vestiários. O City adotou uma postura mais prudente diante dos Diabos Vermelhos os quais se reforçaram no ataque com as entradas de Welbeck , Young e Valencia.

Os Citizens foram pressionados pelos visitantes e jogaram no contra ataque, porém o United teve dificuldades em finalizar suas jogadas diante de uma defesa bem organizada.

Depois de uma entrada criminosa de De Jong em Welbeck, o ambiente ficou bem tenso na beira do campo quando Ferguson e Mancini bateram boca. O treinador italiano do City parece ter se inspirado em Tite do Corinthians ao dizer: “You speak to much” (fala muito) para o colega escocês (veja .

Dentro de campo, os jogadores do City mantiveram a vantagem sem tremer e conseguiram a vitória mais crucial da história do clube ao retomar a posse de bola no final da partida. Yaya Touré aos 81’ depois Clichy aos 88’, muito bem durante 84 minutos de jogo, tiveram por diversas vezes a oportunidade de marcar o segundo gol.

Para confirmar o seu triunfo e uma das reviravoltas mais surpreendentes da história, City fará uma segunda “final” no próximo domingo contra o Newcastle, o qual luta por uma vaga na Liga dos Campeões.

O United vai tentar manter a pressão ao vencer o Swansea e Sunderland, mas já se arrepende e lamenta os cinco pontos perdidos diante do modesto Wigan (1 a 0) e Everton (4 a 4).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s