Blog do Xico Malta

O Conselho da Europa solicitou uma investigação sobre as denúncias de corrupção na FIFA

Posted in Do Malta by xicopati on 25/04/2012

Os parlamentares do Conselho da Europa solicitaram nesta quarta-feira à Federação Internacional de Futebol (FIFA) que abra um inquérito interno com o objetivo de apurar os diversos escândalos que surgiram nestes últimos anos, incluindo a reeleição de Joseph Blatter e o caso ISL.

“Houve vários desfalques, um certo número de fatos inadmissíveis por parte da FIFA”, sublinhou o parlamentar francês François Rochebloine, relator do texto apoiado por quase toda a unanimidade da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, sediada em Strasbourg. Os deputados também salientaram o caso ISL, nome da famosa empresa de marketing a qual obteve exclusividade dos direitos televisivos durante várias Copas do Mundo, antes de sua falência em 2001.

Segundo uma reportagem investigativa do canal britânico BBC veiculado em 2010 (vídeo abaixo), a ISL teria subornado alguns membros da FIFA. Rochebloine, que toma como base os números fornecidos pela justiça suíça, evoca subornos de102 milhões de euros pagos entre 1989 e 1998 e 31,1 milhões de euros de junho 1999 até janeiro 2001.

“Neste caso ISL, a FIFA está no banco dos réus mas também foi vítima, pois o dinheiro da própria entidade foi desviado”, explica Rochebloine. “Já que a FIFA tomou conhecimento de somas consideráveis pagas a alguns de seus membros, não dá para crer que Blatter possa ignorar tal fato”, continuo o francês no seu relatório.

Blatter, que dirige a FIFA desde 1998, é dirigente da entidade desde 1975.

Em outubro do ano passado, Blatter disse que estava pronto para entregar o dossiê ISL a uma auditoria externa com o objetivo de elucidar todos os problemas. Quinta-feira, os parlamentares europeus solicitaram à FIFA a publicação integral dos documentos judiciários ou outros que estão em poder da instituição máxima do futebol mundial.

Interrogada pela AFP nesta quarta-feira, a FIFA afirmou estar favorável a abertura dos dossiês, lembrando que o caso teve início depois da queixa da FIFA contra os responsáveis da ISL em 2001.

Os deputados oriundos dos 47 Estados membros da organização europeia solicitaram a abertura de uma investigação interna para determinar se Blatter e seu opositor Mohamed Bin Hammam, o qual se retirou da corrida presidencial antes da eleição, aproveitaram de suas posições para obter vantagens ou conceder vantagens aos potenciais eleitores no momento da campanha presidencial.

Em junho 2010, Blatter foi reeleito presidente da FIFA depois de uma campanha deletéria: Ele foi acusado de ter praticado uma fraude eleitoral que depois foi acaçapada pelo Comitê de Ética da FIFA. Em relação ao seu Bin Hamman, ele se retirou da corrida presidencial antes de ter sido expulso definitivamente do mundo do futebol por compra de votos.

Veja, abaixo, o programa Panorama da BBC sobre a corrupção na FIFA:

Parte 1:

Parte 2:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s