Blog do Xico Malta

Pró-Barça x pró-Real, a imprensa espanhola tem também o seu clássico

Posted in Do Malta by xicopati on 21/04/2012

Matéria traduzida do jornal Le Monde publicada no dia 20/04/2012

“El clasico” Real Madrid x Barcelona: Duas equipes, duas regiões mas também duas imprensas opostas.

De um lado, os jornais pró-Real Madrid: AS e Marca e do outro lado os periódicos pró-Barcelona, como Sport e Mundo Deportivo.

Esta rivalidade não tem nada de confraternal, as manchetes são cheias de exclamações e os editoriais são sempre inflamados contra o rival.

Por exemplo, as edições catalãs de sexta-feira se preocuparam com o jogo agressivo praticado pelo time de Mourinho, os madrilenos demonstraram que o português Cristiano Ronaldo é bem mais eficaz que Lionel Messi.

Na internet, o site do Mundo Deportivo almeja que o time merengue pague a conta depois da contra performance dos catalãs em Londres, enquanto que o Marca espera que o Real possa anular o craque argentino Lionel Messi.

E quando um ou o outro ganha um “clasico”, é um ato de guerra declarado ao adversário ou ao árbitro. Por exemplo, as duas manchetes abaixo, a primeira acusando o árbitro de ter roubado, a segunda tirando sarro da goleada de 5 a 0 como se fossem crianças discutindo no pátio do recreio.

“A Espanha vive pelo futebol e em particular pelos seus dois clubes”, afirmou o jornalista do ABC, Juan Pedo Quiñonero. Esta imprensa tem todos os motivos de viver de paixão, sem nenhuma parcialidade e ainda por cima faturar em cima disso. Mas deixando o dinheiro de lado, dá pra sentir a influência da cultura latino americana e a sua insensatez futebolística, a exemplo do “goooooooool” gritado nos rádios da Argentina.

Uma sensatez que se confirmou no escândalo do “Villarato”, do nome Angel Maria Villar, o presidente da Federação espanhola de futebol. Segundo AS, ele favorecia o Barça neste últimos anos através de árbitros mais dispostos a dar cartões vermelhos e pênaltis a favor dos “Blaugranas”.

Para Guillaume Bontoux, jornalista da rádio nacional espanhola RTVE, estes jornais são feitos para e por torcedores. Deste modo a notícia é divulgada conforme a vontade do torcedor, ela é veiculada conforme o seu estado de espírito. Raramente Fernando Alonso, Rafael Nadal e Alberto Contador têm o seu espaço. Na semana passada, em sete manchetes do Marca, Cristiano Ronaldo esteve presente em seis. “eles funcionam como uma imprensa local, falando também das notícias de outros clubes da cidade”, continuou Bontoux, “e eles não estão ou são pouco veiculados nas outras regiões”.

E os outros clubes não possuem seu espaço? Mundo Deportivo tem uma edição em Madrid com o foco no Atlético e uma edição basca para os dois clubes locais, o AS tem uma sucursal em Sevilha e fala apenas do time do Sevilha deixando de lado o Real Betis, e Marca, todas as sextas, dá noticias do Atlético de Madrid.

O regionalismo está sempre presente. Na Espanha, não há um jornal como L’Equipe na França ou Gazzetta dello Sport na Itália com isenção regionalista.

Um sociólogo do esporte residente na cidade de Valência defende o modus operandi da imprensa ibérica:

“Não é justo rotular estes jornais como tabloide, apesar de suas subjetividades e suas violências verbais. Há uma fachada sensacionalista que esconde um conhecimento técnico e tático. E o tom veemente destes jornais foram a tona nestes últimos anos”. Por causa da ausência de uma imprensa generalista, ao modo da imprensa britânica, através da qual é dado mais espaço ao esporte e preza pela neutralidade.

Para Juan Pedro Quiñonero, tudo é questão de uma simples distribuição das cartas: “A qualidade do trato esportivo nos generalistas deixa aos especialistas a futilidade e a extravagância.

“ELES SÃO PROPRIETÁRIOS DA IMAGEM DO CLUBE”

Nos dois casos, madrileno e catalão, a vida dos clubes e a paixão ultrapassam a fronteira esportiva. É lógico que esta oposição é alimentada pelo regionalismo espanhol com seus dois mais importantes representantes. Impossível criar um jornal em uma destas duas cidades e abstrair o contexto politico, principalmente quando este último lhe serve. “Seus posicionamentos bem claros permitiram a estes jornais de se transformarem nos proprietários da imagem do clube”, observou Ramon Llopis-Goig.

Esta paixão faz parte do folclore do duelo futebolístico mais conhecido do mundo. Longe de ser uma simples particularidade, esta imprensa é lida a cada manhã por centenas de milhares de leitores. A tiragem do Marca se aproxima, por exemplo, dos 360 000 exemplares por dia, a segundo maior tiragem do país logo atrás do respeitável El Pais. Os jornais de Barcelona possuem em torno de 150 000 exemplares diários. “Ademais a crise agitou os jornais espanhóis generalistas e a imprensa esportiva está bem melhor de saúde”, segundo Juan Pedro Quiñonero.

“Se José Mourinho não fala mais com a imprensa nestes últimos dias, é por causa das criticas feitas pelo AS e se Manuel Pellegrini foi demitido alguns anos atrás, foi por causa da manchete do Marca: “Cai fora depressa”.

Longe de ameaçar estes mastodontes, Ramon Llopis-Goig apontou o surgimento de uma terceira via: “Um tipo de imprensa esportiva apareceu recentemente, séria e competente, como as revistas Quality Sport e sobretudo Panenka. “Uma outra imprensa esportiva es posible”.


2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. zeguto said, on 21/04/2012 at 14:48

    caro xico, sabe por que a espn não passará o jogo??? passam toda a liga menos o super clássico??? não era legal eles darem uma satisfação aos assinantes??? abs

    • xicopati said, on 22/04/2012 at 00:26

      Caro Zeguto,
      Pelo que eu entendi, a ESPN não transmitiu o clássico espanhol na Tv por causa do contrato com a detentora dos direitos de transmissão do campeonato: a SKY. Pelo acordo, o clássico do primeiro turno é transmitido pela ESPN e o jogo do segundo turno é a vez da SKY. Seria de bom tom informar os fãs do esporte sim, tanto a Sky como a ESPN. eu soube desse detalhe, por exemplo, por um acaso no programa do Trajano de manhã cedo.
      Abraço!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s