Blog do Xico Malta

A seleção alemã irá finalmente visitar Auschwitz

Posted in Do Malta by xicopati on 03/04/2012

Depois de um longo período de discussão, a seleção alemã decidiu finalmente que irá até Auschwitz durante a Euro 2012, a qual terá inicio no dia 8 de junho até 1 de julho na Polônia e Ucrânia.

Wolfgabg Niersbach, presidente da Federação, anunciou a visita em entrevista à revista Jüdische Allgemeine na edição de quinta-feira 29 de março.

“Estamos convencidos que esta visita deve ser feita como uma homenagem e não poderá ser transformar em um espetáculo”, declarou Niersbach que conversou com Dieter Graumann, o presidente do Conselho dos judeus na Alemanha. “A polêmica não deverá prosseguir.”

Depois dos insultos anti-semitas proferidos por uma dezena de torcedores contra Itay Shechter, jogador israelense do Kaiserslautern, na derrota diante do Mainz, no final de fevereiro, este gesto simbólico pareceu ser necessário para Graumann.

“O caso Shechter teve muita repercussão em Israel”, indicou à revista Sport Bild. “Consequentemente é importante para a Federação alemã de futebol tomar uma atitude.” Dieter Graumann estimou ser “inconcebível que os alemães não façam uma visita ao Memorial do Holocausto de Auschwitz ou de Babi Yar”.

Localizado na Ucrânia, Babi Yar foi o palco de um dos piores massacres da segunda guerra. Nos dias 29 e 30 de setembro de 1941, os nazistas executaram 33 mil judeus.

A Federação alemã de futebol não era, em um primeiro momento, muito favorável ao deslocamento de toda equipe para Auschwitz. A escusa se baseava em que os jogadores estariam hospedados em Gdansk, a mais de 500 km do Memorial. Se a ideia de enviar a delegação era evocada, Olivier Bierhoff, manager da seleção, tinha sugerido apenas uma conversa informal na beira da lareira para falar do holocausto aos seus jogadores.

Dieter Graumann não apreciou muito a atitude do ex-jogador e manager da seleção alemã: “Meu Deus! Meus avós foram mortos e incinerados em Auschwitz e o senhor Bierhoff propõe um bate-papo na beira da lareira com os jogadores da seleção para falar do Holocausto… Um pouco de decência!

Para Graumann, “Eles deixaram passar a oportunidade”. “Fazer uma homenagem forçada não tem nenhum mérito. Ozil, Klose, Gomez, Schweinsteiger ou Khedira são os atuais ídolos. Exemplo para muitos jovens. Uma visita a Auschwitz teria mais efeito que milhões de discursos. Por que na Alemanha ninguém entende isso? Por que tem que haver um judeu para promover este debate e que no fim acaba passando por um inconveniente que atrapalha a preparação da seleção alemã para a Euro 2012?

Depois de muito celeuma, os responsáveis da Federação seguiram os seus conselhos.

Há uns 10 anos que a federação alemã se preocupa com questões relevantes à sociedade alemã. Em 1997, a seleção colocou uma coroa de flores no monumento Yad Vashem, em Israel. E desde 2005, a Federação concede a premiação Julius Hirsch a pessoas ou associações que são engajadas para a promoção da “democracia, os direitos humanos ou a defesa das minorias”.

Julius Hirsch foi o primeiro jogador judeu da seleção alemã de futebol. Hirsch vestiu a camisa da Mannschaft antes da primeira guerra mundial. Ele foi deportado e assassinado em 1943, em Auschwitz.

*Segundo estimativas feitas em 1998 por Franciszek Piper, historiador do museu de Auschwitz-Bikernau, o balanço de Auschwitz seria:

1,3 milhão de pessoas foram deportadas para o campo de Auschwitz

1,1 milhão de deportados foram mortos:

960 000 judeus

70 000 a 75 000 poloneses não judeus e não ciganos

21 000 ciganos

15 000 prisioneiros de guerra soviéticos

10 000  a 15 000 presos de outras nacionalidades (Soviéticos, Checos, Iugoslavos, Franceses, Alemães, Austríacos, Belgas e Holandeses)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s