Blog do Xico Malta

Morreu Giorgio Chinaglia

Posted in Do Malta by xicopati on 02/04/2012

Giorgio Chinaglia, jogador lendário da Lazio e ex-companheiro de Pelé no Cosmos de Nova Iorque, faleceu neste domingo na Flórida, aos 65 anos de idade, vítima de um ataque cardíaco.

Dotado de uma personalidade forte e de um chute potente, o “Bisão” conduziu a Lazio ao seu primeiro título italiano em 1974, no comando da equipe de “loucos” a qual ficou célebre pelas brigas fora e dentro de campo.

O “Bisão” também ficou conhecido por ter insultado o treinador da Azurra na frente das câmeras durante a Copa do Mundo de 1974, por ter sido substituído no jogo contra o Haiti. Este evento levou o italiano a jogar no lendário New York Cosmos do rei Pelé.

Lá, Chinaglia se transformou em um personagem emblemático do clube, tanto para o bem como para o mal.

Uma briga ficou pra sempre na memória do ex-atleta. Pelé chamou a atenção do italiano por querer sempre chutar de qualquer lugar do campo. Chinaglia, inconformado, retrucou: “Eu sou Chinaglia! Chuto da onde eu quiser pois Chinaglia pode marcar de qualquer lugar”.

Chinaglia e a Camorra

Em maio de 2006, Chinaglia foi inscrito no registro das investigações da Direzione Distrettuale Antimafia de Nápoles, sob a acusação de lavagem de dinheiro, com o agravante do artigo 7, pois o crime foi em associação com a Camorra (Organização criminosa napolitana).

Em outubro de 2006 a Polícia especial do Fisco italiano conhecida por Guardia di Finanza solicitou a prisão cautelar de Chinaglia por extorsão e agiotagem no processo promovido pela Procuradoria da República em Roma a qual investigava irregularidades na Lazio de Roma. No momento da decretação da prisão preventiva, Chinaglia morava nos Estados Unidos, poucos dias depois foi expedido um mandado de prisão europeu. A acusação estava baseada na hipótese do ex-jogador favorecer um clã da Camorra pertencente a família Casalesi que queria empregar o dinheiro proveniente das atividades ilícitas com o objetivo de adquirir a Lazio.

Em novembro 2007 foi multado em 4,2 milhões de euros pelo envolvimento no caso da Lazio e a Camorra. O ex-campeão foi responsabilizado pela manipulação de mercado e por obstruir a atividade de vigilância da Consob (Commissione Nazionale per le Società e la Borsa, espécie de CVM italiana) em relação a intenção da aquisição de um grupo farmacêutico estrangeiro que pretendia comprar o controle da Lazio: A Consob confirmou que a notícia dada por Chinaglia entre outubro 2005 e março 2006 era falsa. O ex-jogador foi considerado culpado por conduta manipuladora.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s