Blog do Xico Malta

“Dura lex, sed lex”: 56 dias de prisão por um tweet racista

Posted in Do Malta by xicopati on 29/03/2012

O troll Liam Stacey e Fabrice Muamba (foto:  Daniel Hambury/PA)

Fonte: BBC e The Guardian

Um estudante galês foi condenado na última terça-feira a 56 dias de prisão por ter achincalhado o jogador Fabrice Muamba, vítima de um ataque cardíaco, durante a partida entre Bolton e Tottenham pela Copa da Inglaterra.

Enquanto que o jogador do Bolton agonizava no gramado de White Hart Lane, Liam Stacey, 21 anos, publicou na rede social a seguinte mensagem: “LOL, Fuck Muamba. He’s dead”. O comentário revoltou vários usuários do Twitter, os quais Stacey respondeu chamando-os de “metecos” (palavra de origem grega, a qual designa os estrangeiros de forma pejorativa) e ordenando a todos irem plantar algodão. As queixas dos internautas conduziram à prisão do estudante galês.

“Eu não tive outra escolha senão lhe impor uma pena de detenção afim de refletir a indignação suscitada pelo o que o senhor escreveu”, declarou o juiz do tribunal de Swansea, John Charles. Stacey tentou atenuar o fato dizendo que agiu sob o efeito do álcool. Fabrice Muamba, jovem inglês de origem congolesa, está hospitalizado na UIT em Londres. Seu estado de saúde progrediu consideravelmente, segundo o boletim médico publicado na última segunda-feira.

O jornal The Guardian adicionou que Liam Stacey se defendeu explicando que ele estava em um bar quando soube do incidente. “Eu não sei porque eu escrevi isso. Eu não sou racista. Tenho amigos de várias origens culturais.”

Para o promotor Juim Brisbane, “a linguagem racista é inapropriada em qualquer contexto e em qualquer forma de mídia. Esperamos que este caso sirva de lição para todos que pensam que comentários proferidos na internet estão acima da lei.”

*Dura lex, sed lex: expressão em latim cujo significado em português é “a lei é dura, porém é a lei”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s