Blog do Xico Malta

Campeonato da Macedónia suspenso por causa de conflitos étnicos

Posted in Do Malta by xicopati on 15/03/2012

Os jogos da primeira e segunda divisão da Macedônia foram suspensos sine die por causa das recentes violências entre etnias, anunciou nesta quinta-feira a Federação de Futebol da Macedónia à agência de notícias Reuters.

Três clubes da cidade de Tetovo, de maioria albanesa, tiveram que enfrentar seus adversários em terreno neutro depois da agressão, no último domingo, sofrida por jovens estudantes macedônicos por torcedores albaneses do Shkendija Tetovo, os quais teriam ferido com faca um policial.

“Depois de termos consultado o Ministério do Interior, decidimos suspender todos os jogos enquanto as tensões na região de Tetovo não diminuir”, declarou o secretário geral da federação, Igor Klimper.

Depois da prisão de dois agressores, outros torcedores do Shkendija ameaçaram provocar novos incidentes durante o jogo contra o Vardar Skopje, previsto para acontecer ontem a noite.

Skopje, a capital da Macedônia, foi o palco há alguns dias de violentos confrontos étnicos entre macedônios e albaneses os quais ameaçam os frágeis acordos de paz de Ohrid, que cessou o conflito de 2001.

Uma dezena de pessoas foram hospitalizadas depois do enfrentamento de gangs rivais armadas com barras de ferro, bastões de baseball e armas brancas. As tensões entre as duas comunidades ainda estão bem vivas depois de dez anos do conflito que durou sete meses entre a força policial e as guerrilhas albanesas macedônicas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s