Blog do Xico Malta

A Bundesliga está sob estado de choque depois da tentativa de suicídio de um árbitro

Posted in Do Malta by xicopati on 22/11/2011

Sábado passado, quarenta minutos antes do jogo entre o Colônia e o Mainz pela décima terceira rodada da Bundesliga, o clube anfitrião, o Colônia, anunciou para o espanto de todos, o cancelamento da partida.

Alguns minutos depois, a policia da cidade de Hannover esclareceu o real motivo do adiamento que se deu por causa da tentativa de suicídio do juiz que iria apitar o encontro, o senhor Babak Rafati.

“O estado de saúde deste homem de 41 anos de idade está estável e não corre perigo de vida”, garantiu o presidente da Federação alemã de futebol, Theo Zwanziger.

“Como Babak não se apresentou ao café da manhã e não apareceu como de costume para falar do jogo, os seus assistentes arrombaram a porta de seu quarto de hotel em Colônia”, explicou M. Zwanziger.

“Eles encontraram Babak dentro da banheira ensanguentado”, detalhou o presidente. Esta notícia provocou uma enorme consternação no mundo do futebol alemão. Depois do episódio do suicídio do goleiro Robert Enke há dois anos e também vários casos de jogadores depressivos e de treinadores trabalhando sob alta dose de stress.

“O arbitro de repente se sentiu incapacitado de apitar o jogo”, anunciou o relato oficial do clube mandante.

De origem iraniana, Rafati, bancário em Hannover, começou sua carreira na Bundesliga seis anos atrás, coincidentemente em um jogo entre Colônia e Mainz.

Ele apitou até agora 84 jogos e desde 2008 ele se tornou árbitro FIFA. Em setembro de 2011, a Federação alemã de futebol tirou Babaki dos jogos internacionais. Criticado por alguns jogadores, ele foi por diversas vezes apresentado como o pior juiz da Bundesliga pela revista de futebol Kicker.

Zwanziger, que desmarcou a visita a Wiesbaden onde ele deveria assistir a um jogo de futebol feminino, mais uma vez denunciou a pressão existente no mundo do esporte. “A pressão é incrivelmente forte e não conseguimos equilibrar tudo isto”, denunciou o presidente.

Colônia, décimo primeiro colocado na décima terceira rodada, deveria jogar contra o Mainz, décimo quarto, e nenhuma nova data para a realização do jogo foi anunciada. “Esta notícia me deixou muito abalado”, comentou o treinador do Hannover, Mirko Slomka, que disse que conhecia muito bem o árbitro. O treinador do Schalke 04, Huub Stevens, também declarou a sua estupefação: “Difícil acreditar que isto ocorreu, não tenho palavras”.

O futebol alemão foi sacudido por várias revelações de jogadores ou treinadores convalescentes de depressão. O ex-treinador do Schalke 04, Ralk Rangnick, alertou a comunidade esportiva alemã em maio deste ano sobre o problema da depressão dos jogadores na Bundesliga. Em novembro 2009, o goleiro do Hannover, forte candidato para ser o titular da seleção alemã em 2010, Robert Enke, suicidou-se ao se jogar na frente de um trem em movimento.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s