Blog do Xico Malta

A FIFA volta atrás e concede o porte da papoula aos jogadores ingleses e galeses

Posted in Do Malta by xicopati on 10/11/2011

Fonte: Le Monde

A Federação inglesa de futebol (FA) finalmente anunciou nesta quarta-feira que seus jogadores poderão usar na camisa a papoula (poppies), símbolo dos soldados mortos em combate desde a primeira guerra mundial, depois de muita polêmica em relação à negativa da FIFA (Leia o post abaixo: A FIFA proíbe “os poppies” aos jogadores ingleses e galeses).

“A FA confirma que a FIFA concedeu, hoje (quarta-feira), a autorização à seleção inglesa de utilizar a papoula na camisa no jogo de sábado contra a Espanha, a FA agradece a FIFA por esta iniciativa”. O secretario de Esporte do Reino Unido, Hugh Robertson enviou à FIFA uma solicitação formal sustentando os pedidos das federações inglesas e galesas para que seus jogadores utilizassem seus poppies (papoulas) durante os amistosos deste próximo final de semana.

Segundo o seu porta voz, o príncipe Williams escreveu uma carta à FIFA para mostrar a sua inquietude em relação à proibição imposta pelo órgão supremo do futebol mundial. “O duque insistiu sobre o aspecto universal da simbologia representada na flor da papoula através da qual não existe nenhuma conotação política, religiosa ou comercial. O duque pediu à FIFA que concedesse uma exceção as suas regras em uma circunstância tão especial”, explicou Saint James Palace.

Na França

Um deputado do partido UMP, Patrick Baudoin, sugeriu nesta quinta-feira que os jogadores da seleção francesa utilizassem uma flor de bleuet (centáurea) durante o amistoso contra os Estados Unidos, sexta-feira 11 de novembro, em homenagem aos soldados mortos pela França. Em uma carta dirigida ao presidente da Federação Francesa de Futebol, o deputado de Saint-Mandé (na região do Val-de-Marne) escreveu: “Este dia em que se comemora o armistício de 1918, o uso do blueut será uma homenagem a todos aqueles soldados mortos pela França e também será um símbolo forte da nação armada”, precisou o político em uma comunicado intitulado “Bleuets para os Blueus”. A França joga contra os Estados Unidos amanhã no estádio de Saint-Denis.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s