Blog do Xico Malta

A FIFA proíbe “os poppies” aos jogadores ingleses e galeses

Posted in Do Malta by xicopati on 09/11/2011

Ontem, o primeiro ministro britânico David Cameron julgou “absurda” a decisão da FIFA de proibir os jogadores galeses e ingleses de usarem, no próximo sábado, em suas camisas, o tradicional Poppy (flor da papoula), símbolo dos soldados mortos em combates desde da primeira guerra mundial.

“Isto é escandaloso. É um absurdo considerar a papoula um símbolo politico pois é somente uma recordação dos que morreram pela nossa liberdade”, declarou o indignado mandatário britânico. “Espero que a FIFA reexamine esta decisão”, prosseguiu Sir Cameron.

O secretário de Esportes do Reino Unido, Hugh Robertson, escreveu à FIFA com o objetivo de apoiar as solicitações das federações inglesas e galesas de permitir aos jogadores carregaram seus poppies nos amistosos, respectivamente contra a Espanha e Noruega no próximo sábado, no dia seguinte do 11 de novembro, dia em que se celebra o armistício da primeira guerra mundial.

Porém a FIFA indeferiu ontem o pedido sob o pretexto de que “abriria as portas para outras iniciativas em todo o mundo e colocaria em perigo a neutralidade do futebol”.

O regulamento da FIFA determina que o uniforme dos jogadores não deve conter nenhuma mensagem política, religiosa ou comercial.

A papoula, que brotava nos campos de batalha na região de Flandres, nordeste da França, durante a primeira guerra mundial, é o símbolo da lembrança das vítimas da Grande Guerra, pois ela foi a primeira flor que surgiu sobre os túmulos dos soldados mortos naquela região francesa.

Ela é tradicionalmente usada na botoeira do paletó em vários países do Commonwealth durante o mês de novembro, para celebrar este conflito e os posteriores. “Usar o poppy é um ato de respeito e de orgulho nacional”, lembrou o primeiro ministro britânico.

Veja o comunicado oficial da FIFA sobre a interdição do uso da papoula

A FIFA reconhece totalmente a importância da campanha Poppy Appeal e das maneiras pelas quais ela ajuda a celebrar o Dia do Armistício anualmente em 11 de novembro.

Organização multinacional com mais de 50 nacionalidades diferentes, a FIFA tem muitos funcionários que também relembrarão familiares em observação à importância da data.

As normas da FIFA sobre os equipamentos que podem ser usados por jogadores estipulam que eles não podem conter nenhuma mensagem política, religiosa ou comercial.

A FIFA tem 208 federações afiliadas, e as mesmas normas aplicam-se de maneira global e uniforme a todas as nações na eventualidade de solicitações semelhantes para a celebração de eventos históricos.

A FIFA esteve em contato com a Federação Inglesa de Futebol (FA) nas últimas semanas sobre a solicitação por parte desta para o uso do emblema da papoula na camiseta da seleção nacional.

A FIFA compreende a FA quanto ao seu desejo de respeitar e celebrar as vidas de membros das suas forças armadas e, após correspondências, aprovou a solicitação da FA para a observação de um minuto de silêncio antes do pontapé inicial da partida em que a Inglaterra receberá a campeã europeia e mundial Espanha no Estádio de Wembley no sábado, 12 de novembro.

O poema de John McCrae escrito em 1919 em homenagem aos campos de Flandres

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] posts Zombies Calientes de Getafe Romário x RonaldoA FIFA proíbe "os poppies" aos jogadores ingleses e galesesJoe Frazier, o boxeador que derrotou Ali, morreuA nova camisa vintage da AlemanhaTorcida do […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s