Blog do Xico Malta

Sir Alex Fergunson festeja seus 25 anos no Manchester United

Posted in Do Malta by xicopati on 05/11/2011


Treinador interino da seleção escocesa em 1986 depois do falecimento de Jock Stein um ano antes, Fergunson chegou no United no dia 6 de novembro do mesmo ano, quando os Red Devils amarguravam a antepenúltima colocação no campeonato inglês. No final daquela competição, o United acabou na décima primeira posição. Foi sob o comando do escocês que o clube de Manchester conheceu os seus mais belos momentos de glória, conquistando 36 troféus.

Dez anos depois de sua chegada, Fergunson conquistou a histórica tríplice coroa, vencendo o campeonato inglês, a Copa da Inglaterra e o Community Shield. Foram os últimos troféus do ídolo Eric Cantona, o chamado “The King”.

Vitória contra o Bayern de Munique (2×1) na final da Liga dos Campeões em 1999.

1999 foi o ano da consagração europeia para Alex Fergunson. O manager conquistou a principal competição europeia com os Red Devils pela primeira vez, depois de uma final lendária contra o Bayern de Munique: Perdendo por 1 a 0 até os 90 minutos, o United virou o jogo nos acréscimos e venceu na bacia das almas o time bávaro. Graças a esta conquista, o Manchester United voltava a ser um dos grandes da Europa.

Campeão inglês de 1999

Graças aos craques legendários David Beckham, Ryan Giggs, Paul Scholes, Gary Neville, Andy Cole e Teddy Sheringham, todos revelados pelo escocês, o United venceu o Tottenham por 2 a 1 no dia 16 de maio 1999 e conquistou o décimo segundo título de sua história. Dez dias depois, os Red Devils venceram a Liga dos Campeões e realizaram a histórica tríplice coroa: Campeonato, Copa da Inglaterra e Liga dos Campeões. Naquele ano, a rainha Elizabeth II concedeu o título de nobreza ao escocês, doravante chamado de Sir.

Fergunson e Wayne Rooney em 2004

Sir Alex Fergunson ficou famoso por ganhar vários troféus e descobrir vários talentos. Como, por exemplo, Rooney em 2004, trazido do Everton com 18 anos de idade. O jovem atacante de Liverpool sob a batuta do treinador escocês ganhou quatro campeonatos ingleses e uma Liga dos Campeões.

“Eu sei que devo tudo a Sir Alex… Para o bem do Manchester United, espero que ele possa ficar aqui para sempre pois ele é um gênio único”, declarou Rooney enquanto assinava a renovação de seu contrato com o United no ano passado.

2008: A segunda taça da Liga dos campeões conquistada por Sir Alex Fergunson

No dia 22 de maio 2008, o treinador escocês conquistou o seu segundo troféu da Liga dos campeões, desta vez contra o Chelsea nos pênaltis. Naquele mesmo ano, o United conquistou a Premier League porém não repetiu o feito da tríplice coroa.

Aos 69 anos, Sir Alex Fergunson ainda tem fome de títulos. Basta verificar o seu comportamento no banco de reservas a cada gol de sua equipe. Pelo visto, o escocês ainda sonha com muitos títulos na sala de troféus do Manchester United.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s