Blog do Xico Malta

Floriant Albert, Bola de Ouro 1967, faleceu

Posted in Do Malta by xicopati on 31/10/2011

Enquanto que a revista France Football comunicava nesta segunda-feira a lista dos 23 jogadores candidatos a Bola de Ouro 2011, Floriant Albert, único húngaro na lista dos premiados, faleceu aos 70 anos. O ex jogador do Ferencvaros, campeão da Copa das cidades com feira (hoje chamada de Liga Europa) em 1965, não sobreviveu a uma cirurgia cardíaca realizada na última quinta-feira. Ele faleceu ontem a noite e a notícia de sua morte foi revelada nesta manhã em Budapest.

O quinto Bola de Ouro morto

Nascido no dia 15 de setembro 1914 em Hercegszanto, Florian Albert foi um atacante de grande talento e que passou toda a sua carreira no time do Ferencvaros (1958/ 1974), um clube de Budapest onde ele marcou 245 gols em 339 jogos, em uma época em que jogadores dos países do Leste não poderiam ser expatriados para os países capitalistas.

Jogador titular da seleção húngara de 1959 até 1974, jogou 75 vezes na seleção nacional com 31 gols marcados. Ele teve o seu apogeu na vitória da Hungria diante do Brasil, campeão do mundo, por 3 a 1 na fase de grupos da Copa do Mundo de 1966 na Inglaterra. Entretanto, a Hungria foi eliminada pela URSS nas quartas de final, como foi na Copa do Chile quatro anos antes diante da Checoslováquia.

Com a morte de Florian Albert, a Academia dos Bolas de Ouro perdeu a sua quinta estrela, depois de Stanley Matthews (Bola de Ouro 1956), Omar Sivori (Bola de Ouro 1961), Lev Yachine (Bola de Ouro 1963) e George Best (Bola de Ouro 1968).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s