Blog do Xico Malta

Seleção francesa de rúgbi multada por desrespeitar a Haka

Posted in Do Malta by xicopati on 25/10/2011

A seleção francesa de rúgbi, derrotada pela Nova Zelândia no último domingo na final da Copa do Mundo, foi multada no valor de 2 880 euros por ter ultrapassado a linha do meio de campo enquanto que os All Blacks executavam a sua tradicional haka antes do início do jogo.

Um porta voz do IRB (International Rugby Board), órgão supremo do rúgbi mundial, confirmou a multa ao jornal New Zealand Herald, apontando que a França havia desrespeitado o “protocolo ritual e cultural” e que as seleções foram avisadas, antes do inicio do torneio, sobre possíveis sanções caso desrespeitassem o tradicional cerimonial.

O treinador dos All Blacks, Darren Shand, no entanto, declarou à rádio Newstalk ZB que não precisaria impor uma sanção ao time francês.

 

Antes do jogo, os franceses formaram o V da vitória antes de avançarem até o limite protocolar com objetivo de afrontar os adversários. Alguns jogadores franceses ultrapassaram a linha.

Entretanto, no dia 06 de outubro de 2007, pelas quartas de final da Copa do Mundo da França, quando ambas as seleções se enfrentaram, o time francês liderado por Chabal ficou a poucos centímetros dos All Blacks quando estes últimos executavam a Haka. Naquela ocasião não havia nenhum limite estabelecido para a dança guerreira da seleção da Nova Zelândia. (veja o vídeo abaixo).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s