Blog do Xico Malta

Rodada do final de semana na Europa

Posted in Do Malta by xicopati on 17/10/2011

Campeonato espanhol

Barcelona 3 x 0 Santander

Quatro dias antes de receber em casa o Viktoria Pilsen pela terceira rodada da fase de grupos da Champions League, o Barcelona venceu em casa o penúltimo colocado da Liga, o Racing Santander, e assumiu a primeira colocação do campeonato espanhol.

Os catalães estão com 17 pontos, com 5 vitórias e 2 empates em 7 jogos.

Destaque positivo

O destaque do jogo foi o atacante argentino Lionel Messi que marcou dois gols. Foi a segunda vez nesta temporada que o craque argentino marcou dois gols no mesmo jogo.

A primeira foi na segunda rodada contra o Villareal.

Menção especial para o gol antológico do argentino, o primeiro da partida.

Destaque negativo

A má notícia para os Blaugranas é a contusão do zagueiro Gérard Piqué substituído aos 9 minutos de jogo por Eric Abidal. O zagueiro sofreu uma contusão nos ísquios e deverá ficar de fora dos gramados por 2 semanas.

Próximos jogos

O próximo jogo do Barcelona será na próxima quarta-feira, 19 de outubro, contra os checos do Viktoria Pilsen. Os catalães estão na segunda posição do grupo H com 4 pontos, com 1 vitória (vitória fora de casa diante do Bate Borissov da Bielorrússia por 5 x 0) e 1 empate (empate em casa por 2 a 2 diante do Milan).

Pelo espanhol, o Barça pega no próximo final de semana o Sevilha em casa.

O Racing Santander recebe o Espanyol.

Real Madrid 4 x 1 Betis Sevilha

O clube merengue goleou em casa o Betis Sevilha, graças ao “hat-trick”

do argentino Higuain e ao gol do brasileiro Kaká.

Foi o segundo “hat-trick” seguido do artilheiro argentino pelo Real Madrid.

Os madrilenos estão em segundo lugar na tabela a um ponto do rival Barcelona, com 5 vitórias, 1 empate e 1 derrota em 7 jogos disputados.

Próximos jogos

Amanhã, o Real Madrid recebe o seu algoz Lyon pela terceira rodada da fase de grupos da Champions League.

O clube de Madrid está na primeira posição do grupo B com 6 pontos conquistados em 2 jogos (vitória na primeira rodada por 1 a 0 fora de casa diante do Dínamo de Zagreb e pela segunda rodada, vitória em casa por 3 a 0 contra o Ajax).

O Lyon é o segundo colocado com 4 pontos, com uma vitória e um empate.

Pelo Espanhol, o clube merengue enfrenta fora de casa o Málaga.

Campeonato Inglês

Liverpool 1 x 1 Manchester United

No sábado, o Derby of England de número 183 acabou empatado.

História

A rivalidade entre Liverpool e Manchester United começou nos anos 60 apesar dos dois gigantes já se enfrentarem desde o final do século 19.

O primeiro jogo aconteceu pela segunda divisão, no dia 12 de outubro de 1895, com a vitória por 7 a 1 dos Reds. Até hoje a maior goleada da história deste derby.

A rivalidade entre ambos prosperou quando Liverpool conquistou o campeonato inglês em 1964, época que coincide com o surgimento do hooliganismo na Inglaterra e a polêmica transferência de Phil Chisnall, jogador do Manchester United vendido ao Liverpool naquele ano. Foi o último negócio realizado entre os dois rivais.

Os anos 60 constitui um período durante o qual os dois clubes reivindicam a alcunha de melhor clube da Inglaterra. Naquela época, Liverpool era o clube com maior número de títulos.

Pela Premier League foram 156 jogos, com 60 vitórias para o United e 53 para o Liverpool e 44 empates.

Os dois clubes conquistaram 37 vezes o campeonato inglês e 12 copas europeias.

Torcida

Durante os confrontos, os torcedores do Liverpool provocam o adversário cantando músicas em homenagem ao drama de Munique, em 1958, quando jogadores, torcedores e dirigentes morreram em um desastre aéreo.

Por outro lado, os torcedores do Manchester United lembram a tragédia de Hillsborough onde 96 torcedores do Liverpool morreram em uma emboscada em abril de 1989.

Conquistas

O Liverpool conquistou 18 campeonatos ingleses, 7 Copas da Inglaterra, 7 Copas da Liga, 15 Community Shield, 5 Liga dos Campeões, 3 Europa League e 3 Supercopas da UEFA, total de 58 títulos conquistados.

O Manchester United venceu 19 campeonatos ingleses, 11 Copas de Inglaterra, 4 Copas da Liga, 19 Community Shield, 3 Ligas dos campeões, 1 Copa dos vencedores de Copas, 1 Supercopa da UEFA, 1 Copa Intercontinental e 1 Campeonato Mundial de Clubes, Total de 60 títulos.

O jogo

O então líder da Premier League empatou com o rival Liverpool fora de casa. O capitão dos Reds, Steve Gerard, abriu o placar para o time da casa

Sir Alex Fergunson resolveu deixar no banco de reservas os seus principais jogadores: Rooney, Chicharito, Nani e Anderson.

O técnico escocês dos Red Devils não revelou o motivo de ter poupado os craques no início da partida, mas sem dúvida, o próximo jogo pela Liga dos campeões contra o modesto Otegul Galati foi a principal causa.

O primeiro tempo do derby of England foi medíocre tecnicamente embora tenha sido bem intenso. Com certeza, Sir Alex deve ter se arrependido de não ter sido mais ambicioso nos primeiros 45 minutos de jogo e colocado seus principais atletas.

Incentivado pela sua torcida, os Reds voltaram do intervalo com mais disposição. Em seu primeiro jogo como titular depois de sete meses, o queridinho de Anfield, Steven Gerrard abriu o placar aos 68’.

O erro de Giggs

Ryan Giggs é uma lenda viva em Manchester. Mas, mesmo com 37 anos de idade, ele não está imune aos erros. A prova disso foi neste sábado, quando o craque galês saiu da barreira no momento do chute de Gerrard, levando o goleiro de Gea a tomar o gol de falta (veja o vídeo abaixo).

Fergunson reage

Diante disso, o técnico do United decidiu colocar em campo seus principais jogadores em campo: Rooney, Nani e Chicharito.

Aos 81’, depois de cinco minutos em campo, o mexicano Hernandez empatou o jogo e salvou os Red Devils da derrota.

Destaque

O grande destaque do jogo ficou por conta do goleiro espanhol David de Gea que fez belas defesas, principalmente nos 10 últimos minutos de jogo. De Gea mostrou estar a altura do seu predecessor o ex-goleiro do United, o holandês Van der Sar.

Próximos jogos

No grupo C, o United viaja até a Romênia para enfrentar o Otegul Galati pela terceira rodada da fase de grupos da Champions League. Os Red Devils terão um jogo importante para tentar reverter os dois péssimos resultados obtidos nos dois primeiros jogos da principal competição europeia.

Foram 2 jogos e 2 empates em um grupo relativamente fraco (pela primeira rodada empate fora de casa por 1 a 1 diante do Benfica e na segunda rodada outro empate agora diante do modesto Basel da Suíça por 3 a 3).

Depois do importante jogo pela Liga dos campeões neste meio de semana (terça-feira), o United vai enfrentar no próximo final de semana o primeiro colocado Manchester City. Jogo que pode ser considerado o mais importante deste segundo semestre na Premier League.

Manchester City 4 x 1 Aston Villa

O City aproveitou o empate do rival fora de casa e alcançou a primeira posição da Premier League ao vencer o Aston Villa por 4 a 1.

Os artilheiros do City foram o italiano Balotelli (28’), Jonhson (47’), Kompany (52’) e Milner (71’).

Os citizens lideram o campeonato com 2 pontos de vantagem sobre o United, a uma semana do derby de Manchester.

O técnico Roberto Mancini preservou os seguinte jogadores Nasri, Dzeko, D. Silva para o próximo jogo pela Champions League, na próxima terça-feira, contra o Villareal.

Próximos jogos

Amanhã os Citizens recebem em casa o Villareal pelo grupo A. O jogo é de vida ou morte para o time de Manchester que sonha com a primeira conquista da Champions League de sua história. O City ocupa a terceira posição do grupo com apenas 1 ponto, ou seja, 1 empate (1 a 1 contra o Napoli em casa) e uma derrota (derrota por 2 a 0 diante do Bayern de Munique fora de casa) em dois jogos.

Newcastle 2 x 2 Tottenham

Newcastle arrancou o empate diante dos Spurs neste domingo e chegaram no décimo primeiro jogo sem derrota na Premier League.

Por pouco o time londrino não consegue a quinta vitória consecutiva na Premier League, depois do Wolverhampton (2 x 0), Liverpool (4 x 0), Wigan (2 x 1) e Arsenal (2 x 1).

Campeonato Alemão

Bayern de Munique 4 x 0 Herta Berlin

O gigante bávaro continua atropelando seus adversários. Desta vez a vítima foi o time de Berlin que não conseguiu segurar o ímpeto de Ribéry, inspirado.

Mario Gomez (dois gols), Ribéry e Schweinsteiger marcaram para o Bayern.

Os bávaros ocupam a primeira posição da Bundesliga com 22 pontos conquistados.

São 7 vitórias, 1 empate e 1 derrota em 9 jogos disputados.

O Hertha de Berlin flutua na intermediária da tabela ocupando a décima primeira posição com 12 pontos conquistados. São 3 vitórias, 3 empates e 3 derrotas.

Destaque

Sem tomar gols durante 748 minutos, o goleiro do Bayern de Munique, Manuel Neuer, se aproxima do recorde da Bundesliga pertencente a Timo Hildebrand, o qual ficou sem tomar gols durante 884 minutos defendendo o Stuttgart nas temporadas 2002/03 e 2003/04.

Transferido ao time de Munique neste verão europeu, o goleiro alemão de 25 anos já ocupa o terceiro lugar no pódio, atrás de Oliver Kahn, invicto durante 802 minutos em 2002/03 com o Bayern.

Desde a sua chegada, Neuer só levou um gol, contra o Mönchengladbach na primeira rodada da Bundesliga. Em todas a competições disputadas até agora, o ex-goleiro do Schalke 04 não leva gols a 1100 minutos.

Próximos jogos

Amanhã o Bayern de Munique tem um jogo difícil pela terceira rodada da Champions contra o Napoli fora de casa. O time bávaro, com 100% de aproveitamento, lidera o grupo da morte (grupo A) com 6 pontos, 2 vitórias em 2 jogos.

Werder Bremen 0 x 2 Borussia Dortmund

Depois de um início de temporada frustrante, o atual campeão alemão parece estar reencontrando o bom futebol da temporada passada.

Foi a sua terceira vitória seguida e desponta na tabela na terceira posição com 16 pontos conquistados (5 vitórias, 1 empate e 3 derrotas).

O time de Bremen ocupa quinta posição com 16 pontos conquistados, também com 5 vitórias, 1 empate e 3 derrotas.

O Borussia, no entanto, leva a vantagem no saldo de gols. 8 gols a favor contra 4 do Bremen.

Os gols do Dortmund foram marcados por Perisic (43’) e Owomoyela (71’).

O Weder Bremen não perdia em casa para o Dortmund a 5 anos.

Próximos jogos

Pelo grupo F, o Borussia viaja até a Grécia para enfrentar nesta quarta-feira o Olympiacos. O time alemão não jogou bem os dois primeiros jogos da Champions e ocupa a terceira posição do grupo atrás de Arsenal (segundo colocado com 4 pontos) e Olympique de Marseille (primeiro colocado com 6 pontos).

O Weder Brenen, fora das competições europeias, joga no final de semana pela Bundesliga contra o Augsburg.

Campeonato italiano

Lazio 2 x 1 Roma

No grande derby romano, a Lazio dominou o seu rival e venceu de virada por 2 a 1 pela sétima rodada da Serie A, no estádio Olímpico.

Osvaldo abriu o placar para o time da loba que não pode contar com presença de seu capitão  Francesco Totti.

Hernanes de pênalti empatou para os Biancocelesti e Klose virou o jogo já no finalzinho.

Com esta vitória, a Lazio subiu para a quarta posição com 11 pontos conquistados. Em 6 jogos, foram 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota.

A Roma despencou na tabela e vai para a décima segunda posição com apenas 8 pontos conquistados. Foram 2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas.

Destaque

O destaque do jogo foi a atuação do meio campista brasileiro Hernanes e o fim do tabu de cinco derrotas consecutivas da Lazio para seu rival.

Próximos jogos

Pela Uefa Europa League, a Lazio enfrenta o Zurique fora de casa pela terceira rodada do grupo D.

Pela campeonato italiano, a Lazio vai até Bolonha no domingo e a Roma enfrenta o Palermo em casa.

Milan 3 x 0 Palermo

No sábado, o Milan venceu fácil o Palermo em casa e fugiu da zona de rebaixamento.

Os gols rossoneri foram marcados por Nocerino, Robinho e Cassano.

O Milan ocupa a décima segunda posição com apenas 8 pontos conquistados (2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas).

Próximos jogos

Pelo grupo H da Champions, o Milan recebe nesta quarta-feira o Bate Borissov.

No domingo, os rossoneri vão até o sul pegar o Lecce pela oitava rodada da Serie A.

No domingo, o Palermo pega a Roma fora de casa

Catania 2 x 1 Inter de Milão

Neste sábado, o Catania afundou ainda mais o time milanês.

Almiron e Lodi foram os autores dos gols sicilianos.

A Inter de Milão caiu para décima sétima posição, flertando com a zona de rebaixamento.

São apenas 4 pontos conquistados em 6 jogos, 1 vitória, 1 empate e 4 derrotas.

Próximos jogos

Amanhã, pelo grupo B da Champions, a Inter de Milão recebe em casa o francês Lille. A Inter ocupa a segunda posição do grupo B com três pontos, com 1 vitória e 1 derrota.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s