Gafe na Hungria
Depois da vitória na prova dos 1000m, na última sexta-feira, , pelo campeonato mundial de Canoagem e Caiaque disputado na Hungria, as alemãs Anne Knorr e Débora Niche ficaram surpresas ao ouvir no pódio o hino nacional alemão da época nazista.
O « Deutschland über alles » (“Alemanha acima de tudo”) foi tocado no lugar do hino oficial alemão, « Einigkeit und Recht und Freiheit » (Unidade, Direito e Liberdade). Veja o vídeo abaixo.
As duas medalhistas de ouro e os espectadores ficaram visivelmente incomodados com esta gafe.
O hino da Alemanha nazista não era tocado desde a Segunda Guerra Mundial.
O treinador das meninas, Rainer Kiessler, fez questão de deixar claro o seu profundo mal estar em uma entrevista à televisão alemã:
“Estou consternado. Isto é inadmissível.”
A primeira estrofe da “Canção dos Alemães”
Estas controvérsias ou gafes, muitas vezes acidentais, possuem um forte simbolismo. Isto se deve ao fato de que o hino nacional alemão e o hino nacional nazista possuem a mesma origem, o « Deutschlandlied » (“Canção dos Alemães”), porém sem as mesmas estrofes. O que pode gerar uma triste confusão. (veja o vídeo abaixo)
Na verdade, o regime nazista apenas reutilizou e reinterpretou uma canção já presente na cultura alemã desde a sua oficialização como hino nacional em 1922 pelo primeiro governo social democrata.
Algumas semanas depois de terem conquistado o poder, os dirigentes nazistas fizeram do « Deutschlandlied », mais precisamente de sua primeira estrofe, uma canção de combate para os SA (organização paramilitar do partido nazista): o « Deutschland, über alles » foi o predecessor oficial do « Horst-Wessel-Lied » (hino dos SA).
Desde 1945, uma lei alemã proíbe que se cante ou toque o « Horst-Wessel-Lied » publicamente.
A música « Deutschland, über alles » está diretamente associada ao « Horst-Wessel-Lied » e a ideologia nacional-socialista, ou seja, superioridade da raça chamada “ariana” e hegemonia geográfica do “espaço vital” do III Reich.
A Alemanha reunificada canta a terceiro estrofe
A queda do Reich significou a proibição da “Canção dos Alemães”, interditada pelos aliados.
Durante a fundação do Estado Federal Alemão em 1949, nenhum hino foi proposto e a música “Ode a alegria” de Beethoven foi utilizada durante um curto espaço de tempo como hino.
Somente em 1952 o início da música de Hoffman von Fallersleben voltou a ser o hino nacional, graças a um acordo feito entre o presidente Theodor Heuss e o chanceler Konrad Adenauer.
Entretanto apenas a terceira estrofe era cantanda, as duas primeiras foram desacreditadas pela ditadura nazista.
Assim confirmou o chanceler alemão Helmut Kohl em 1991, durante a cerimônia de reunificação da Alemanha:
“A terceira estrofe da “Canção dos Alemães”, escrita por Hoffman von Fallersleben com base na música de Joseph Haydn, constitui o Hino nacional do povo alemão”.
leave a comment