Blog do Xico Malta

Maldito Futebol Clube

Posted in Do Malta by xicopati on 03/09/2011

Recomendo o filme britânico Maldito Futebol Clube, dirigido por Tom Hooper.

Tom Hooper se baseou no livro David Peasse sobre a vida de Brian Clough, um aclamado treinador inglês de futebol.

A história do filme relata a difícil passagem do treinador a frente do Leeds United durante a década de setenta.

Depois do vitorioso treinador Don Revie sair do clube de Yorkshire para treinar o English Team, o destemido Brian Clough é contratado para ocupar o seu lugar, no entanto, as coisas não correm da melhor forma e depois de inúmeros problemas, Clough é dispensado em apenas 44 dias de trabalho, tempo recorde para os padrões europeus.

A narrativa é envolvente e cativante, retratando com grande intensidade os diversos dramas da complicada carreira de treinador de futebol.

Entre as pressões dos resultados, as relações com jogadores e torcedores, a complexa convivência com a equipe técnica do clube e as múltiplas condicionantes pessoais que afetaram o seu rendimento profissional, Brian Clough viveu um verdadeiro pesadelo à frente do Leeds United, um clube que naquela época atravessava o seu apogeu.

Essa intensa experiência é apresentada através desta magistral obra cinematográfica que nos transporta até aos bastidores futebolísticos da época.

O argumento é extremamente realista, explorando convenientemente as complexas experiências pessoais e futebolísticas do célebre treinador. Os diálogos são convincentes e explícitos, introduzindo constantemente os vocabulários tipicamente futebolísticos.

The Damned United” é um intenso drama que presta uma merecida homenagem a Brian Clough, um grande treinador de futebol que faleceu em 2004.

Um pouco de Brian Clough

Brian Clough começou sua epopéia no mundo do futebol como jogador mas foi como treinador que ele ficou imortalizado no panteão do futebol inglês.

Seus feitos foram surpreendentes.

Conseguiu levar dois pequenos times do norte da Inglaterra para a conquista do troféu do campeonato inglês.

O primeiro foi com o Derby County (1967/73) quando conquistou em 1972 o seu primeiro título inglês.

Em 1978, Clough venceu o seu segundo troféu do campeonato inglês com outro pequeno time do norte da Inglaterra, o time da cidade de Robin Hood, Nottingham Forest.

Nos dois anos seguintes, o polemico treinador alcançou o seu apogeu com a conquista por duas vezes consecutivas da mais prestigiosa competição européia: A Liga dos Campeões da UEFA (1979 e 1980), sob o comando do Nottingham Forest.

 

Por onde passou, Clough nunca ficou indiferente. Tudo que fazia era em total desacordo com o conformismo inglês da época. Apesar de seu temperamento explosivo, o seu carisma e sua habilidade em lidar com a imprensa com suas declarações incisivas, o transformou em um personagem impar no mundo do futebol.

No banco de reservas, todos os clubes em que dirigiu onde ele ficou pelo menos uma temporada inteira tiveram resultado sem precedentes.

Ele levou dois clubes da segunda divisão ao título em menos de três temporadas, e a duas Copas da Liga dos campeões.

Em parte, seu ego e seu caráter são parecidos aos de José Mourinho, que algumas vezes é chamado de Brian Clogh do futebol moderno. Em parte divirjo deste argumento, pois Brian levou times pequenos sem grandes investimentos a títulos importantes.

Anúncios

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Douglas Soares said, on 04/09/2011 at 10:51

    Assisti esse filme com meu irmão nessa semana, Xico. Ótimo filme! Além do que você escreveu também mostra como o mundo do futebol é igual no mundo todo.

  2. Fernando Alvirrubro said, on 16/12/2011 at 13:49

    Não estou comparando, mas Muricy tirou meu Náutico de uma fila de 12 anos de quebra foi bi-campeão 2001 e 2002, foi campeão no são caetano, levantou o Inter, que andava mal, foi campeão no fluminense que há tempos não ganhava nada, foi tri-campeão brasileiro no São Paulo e está fazendo história no Santos, que depois da era pelé voltou a conquistar libertadores, mas não estou comparando, pois o Clough dirigiu muitos times medianos, vou assistir esse filme, saudações alvirrubras!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s