Blog do Xico Malta

GESTÃO TEMERÁRIA

Posted in Do Malta by xicopati on 17/07/2011

Ótima coluna de André Kfouri no jornal Lance!
Seu time não vai jogar neste domingo, por causa da Seleção Brasileira. Ok, a culpa não é da Seleção, é de quem cria o conflito de competições e interesses no momento em que só uma competição deveria atrair interesse. De quem cria momentos como a noite da última quarta-feira.

Imagine alguém que não liga para a Seleção e tinha seu time pré-escalado para jogar amanhã à tarde pelo BR-11. Como esse cidadão se comportou em relação a Brasil x Equador? Recordemos: se o time nacional ficasse em segundo lugar, jogaria neste sábado. Se ficasse em primeiro (como ficou), jogaria no domingo, transferindo as partidas das 16h do Campeonato Brasileiro para a próxima quarta-feira.

É extremo imaginar que o cidadão em questão torceu contra o Brasil? Conheço gente que fez isso. Outras pessoas podem não ter secado a Seleção, mas realmente lamentaram a vitória por 4 x 2 que fez a rodada de amanhã desaparecer. Domingo sem futebol, DURANTE o campeonato, é uma péssima ideia. E para muita gente, domingo com jogo da Seleção não preenche o vazio. É outro tipo de relacionamento.

Não deveríamos estar discutindo esse assunto agora. O Campeonato Brasileiro não deveria estar em andamento. A Seleção não deveria estar disputando um torneio que compete pela atenção do torcedor e ainda prejudica os clubes. Seja pela convocação de jogadores importantes, seja pelos atentados ao planejamento de quem talvez jogue numa determinada data, talvez jogue três dias depois.

Olhe a tabela do BR-11. Ainda não chegamos à décima rodada e há times com 10, 9, 8 e 7 jogos. Partidas adiadas ou adiantadas, sempre conforme a relação dos clubes solicitantes com a CBF. No caso do Santos, enquanto Neymar, Ganso e Elano estão na Argentina, espera-se que o torcedor se envolva com o campeonato? Ou que comemore os gols que a Seleção leva, para que os três voltem logo? Situações esdrúxulas que não acontecem em nenhum outro lugar onde o futebol é importante como no Brasil.

Em tais centros, clubes estão em pré-temporada, faturando com participação em torneios internacionais. Provavelmente não é por acaso que, nesses países (leia-se: o mundo do futebol, exceção feita ao Brasil), a relação das pessoas com as seleções nacionais é diferente. E não tem nada a ver com a bobagem do “exército da bola”.

O debate Clubes x Seleção deveria ficar restrito às conversas sobre escolhas que nunca teremos de fazer. “Você prefere ver seu time ganhar o Mundial da Fifa ou ver a Seleção ganhar a Copa?”, e variações criativas sobre o tema. Jamais poderia nos ser imposto a cada competição de que a Seleção Brasileira participa, desfalcando times e alterando tabelas. Mas é assim desde sempre.

Ninguém é obrigado a gostar (para a ata: eu gosto) da Seleção Brasileira. Em todos os países há quem adore futebol e não curta “a pátria de chuteiras”. Tudo certo. O problema é quando se estimula a animosidade. Quando se utiliza uma paixão para frustrar as pessoas. A CBF faz exatamente isso, tanto na gestão do calendário brasileiro, quanto na gestão da Seleção.

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Tarcisio said, on 17/07/2011 at 15:21

    Xico, não sei se o Décio Lopes estava na sua lista de repórteres da globo/sportv.

    @DecioLopesExp

    Acho que o Décio trabalha de forma independente, digamos assim. No entanto, muitas vezes ele esteve junto da seleção em amistosos, competições, mostrando os bastidores.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s