Blog do Xico Malta

Os torcedores do Standard de Liège querem comprar o clube

Posted in Do Malta by xicopati on 18/06/2011

Torcedores do clube belga Standard de Liège preocupados com o futuro de seu clube, por causa de uma suposta venda do controle acionário, lançaram na internet uma campanha para aquisição do controle acionário do clube, campanha esta que já recebeu inúmeros adeptos.

A equipe, atual campeã da Copa da Bélgica e segunda colocada no campeonato nacional, está a procura de um novo investidor depois da decisão da acionista majoritária, a mulher de negócios Margarita Louis-Dreyfus, também proprietária do Olympique de Marseilles, de vender suas ações do clube belga.

Segundo a imprensa, o Standard Liège valeria em torno de 32 milhões de euros. A viúva de Robert Louis-Dreyfus possuiu 75% das ações, o restante das ações está nas mãos do ex empresário de jogadores Luciano D’Onofrio*, também vice-presidente executivo do clube.

A empresa holandesa Value8, especializada na gestão de fundos de investimento, declarou que estaria interessada em comprar o Standard de Liège.

Sua oferta foi examinada pelos acionistas do clube, segundo a imprensa belga. A perspectiva de uma compra pela Value8 preocupa os torcedores pois, segundo eles, os objetivos do fundo holandês são exclusivamente financeiros.

Os torcedores dos “Rouches”, apelido do time, já lançaram uma oferta através da qual seria estabelecido um sistema do tipo “sócios” (torcedores proprietários, como por exemplo, acontece no Barcelona).

Quinta-feira passada, vinte e quatro horas depois do lançamento da campanha, o site http://nousvoulonsracheterlestandard.be já teria registrado um milhão de euros em oferta de compra de ações.

Estes torcedores – anônimos, políticos e sindicalistas da região – pretendem que sejam emitidas 120 000 ações no valor de 250 euros cada para chegar a quantia pedida para a compra do clube.

“Estamos mostrando que há uma alternativa possível para a aquisição do Standard ao invés de um investidor sem alma. A decisão final pertence aos dirigentes do clube”, explicou Pierre Eyben, um dos idealizadores do projeto.

Enquanto isso, Margarita Louis-Dreyfus prometeu recentemente que iria colocar 20 milhões de euros nos cofres do Olympique de Marseilles, não obstante os seus advogados tivessem desmentido qualquer ligação entre este financiamento do OM e a necessidade da venda do Standard de Liège.

Visite a pagina da campanha no site do facebook

*Luciano D’Onofrio:

Personagem com uma péssima reputação, ele já esteve no banco dos réus por diversas vezes. Foi condenado (junto com Louis-Dreyfus) no processo que investigou as contratações suspeitas do Olympique de Marseille. O processo transitou em julgado em outubro de 2007 no tribunal de Aix-en-Provence, com dois anos de prisão. Foram cumpridos 6 meses em regime fechado (18 meses de sursis), 200.000 euros de multa e 2 anos de suspensão em qualquer atividade ligada ao futebol na França.

D’Onofrio foi condenado devido ao envolvimento nas transferências irregulares de Christophe Dugarry (que em Dezembro de 1997 trocou o Barcelona pelo Marselha) e de Fabrizio Ravanelli (o atacante que o Middlesbrough vendeu ao OM em Setembro de 1999). No âmbito destes negócios subfaturados, a empresa IAM, de Luciano d’Onofrio, depositou quatro milhões de francos (610 mil euros) numa conta denominada “Frizione” – a conta secreta que o treinador Courbis mantinha num banco de Lugano, na Suíça. (fonte Diário de Notícias)

Deixe um comentário