Blog do Xico Malta

Morreu Lionel Rose: O primeiro aborígene campeão mundial de boxe

Posted in Do Malta by xicopati on 08/05/2011

O ex campeão do mundo, o australiano Lionel Rose, faleceu neste domingo aos 62 anos de idade.

Rose foi o primeiro boxeador aborígene a se consagrar campeão do mundo. Ele lutava na categoria peso galo e foi campeão na WBC a WBA, de 1968 a 1969.

A esposa do ex técnico do boxeador, Jack Rennie, declarou que recebeu a notícia do falecimento através de um telefonema da família de Rose, neste domingo, no final do dia.

Nita Rennie disse à Australian Associated Press que o boxeador sofria de problemas cardíacos nos últimos meses. Rose se encontrava parcialmente paralisado e tinha dificuldades de falar desde o último ataque em 2007.

Para conseguir o título mundial, Rose venceu o japonês Harada em fevereiro de 1968 em Tóquio antes de defender com sucesso seu titulo por três vezes seguidas.

Seu cinturão foi arrancado em 1969 pelo mexicano Ruben Olivares na luta em Inglewood na Califórnia. Entretanto, Rose se transformara em um herói nacional em seu país e um ícone para o povo Aborígene. Ele lutou 53 vezes, com 42 vitorias sendo que 12 por KO.

Em 1968 depois da conquista do titulo mundial ele foi aclamado como o “Australiano do ano”, primeiro Aborígene que recebeu esta honraria e foi nomeado membro da Ordem do Império Britânico (MBE).

Para o australiano Jeff Fenech, três vezes campeão do mundo de boxe (entre 1985 e 1989), “Lionel não foi somente um grande boxeador mas também um individuo maravilhoso, ele é um mito absoluto e tenho honra de te-lo como amigo”, declarou Jeff ao Daily Telegraph.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s