Blog do Xico Malta

NO PASARAN!

Posted in Do Malta by xicopati on 28/04/2011

O Real Madrid sempre teve estreitas ligações com o poder na Espanha. Basta lembrar, recentemente, do perdão da dívida colossal do clube pelo governo de Jose Maria Aznar.

Durante os anos pós – guerra civil espanhola, a equipe madrilena foi a vitrine do franquismo, regime político espanhol sob a ditadura do general Francisco Franco, o Caudillo, entre o fim da guerra civil de 1936 e a dissolução das instituições franquistas em 1977.

Reproduzo um post publicado no blog do Birner alguns anos atrás da história do Real Madrid sob a vigilância do general nos anos 40 e 50:

Temporada 1939/40: Logo após a guerra civil, uma vez instalada no poder, a ditadura franquista começa a estabelecer suas prioridades políticas, governamentais e futebolísticas… Objetivo: O Real Madrid ganhará a liga todos os anos. Pequena causa grandes efeitos. O Caudillo ordenou o fuzilamento de alguns presidentes de clubes odiados por ele.

Campeão da liga: Athlétic Aviación

Campeão da copa: C.D. Espagnol

Temporada 1940/41: Depois dos resultados da temporada passada, Franco corrompe os árbitros. O Real tem que ser campeão!

Campeão da liga: Athlétic Aviación

Campeão da copa: Valencia

Temporada 1941/42: Depois de ter ordenado o fuzilamento de alguns árbitros, Franco aumenta os impostos do país de 2,7 %, para que o Real possa contratar jogadores e conquistar o título. O Caudillo ordena a prisão da sogra do presidente do Valência, clube este que ousou tomar a copa do seu amado clube.

Campeão da liga: Valencia

Campeão da copa: Barcelona

Temporada 1942/43: A sogra do presidente do Barcelona, mulheres e filhos de mandatários do clube catalão se juntam na prisão com a sogra do presidente do Valência. Franco aumenta os impostos de 3% para corromper os árbitros da primeira divisão. Nada disso, porém, faz o clube madrileno alcançar o título da liga.

Campeão da liga: Athletic Club (Bilbao)

Campeão da copa: Athletic Club (Bilbao)

Temporada 1943/44: Todos os árbitros da temporada passada são condenados a trabalhos forcados no Vale dos Mortos. Secretamente, o Caudillo ordena o bombardeamento de Guernica pela segunda vez. O corpo de arbitragem da liga está totalmente corrompido.

Campeão da liga: Valencia

Campeão da copa: Athletic Club (Bilbao)

Temporada 1944/45: O Caudillo convoca todos os responsáveis do futebol espanhol no Hotel Hilton d ‘Albacete. Esta reunião secreta tem por objetivo o favorecimento do título ao Real Madrid.

Campeão da liga: Barcelona

Campeão da copa: Athletic Club (Bilbao)

Temporada 1945/46: Após o desaparecimento misterioso de todos os dirigentes da Federação Espanhola de Futebol, o Caudillo nomeia novos membros. A maioria é composta por parentes do ditador. Finalmente, a copa está nas mãos do Real.

Campeão da liga: Sevilha

Campeão da copa: Real Madrid

Temporada 1946/47: Franco deserda e coloca no exílio alguns de seus familiares. Ele estabelece um novo imposto o FNPRM (fundo nacional para o Real Madrid). Ele escolhe pessoalmente os árbitros e os instrui durante duas semanas no Prado (residência do chefe de Estado). As ordens são claras: O Real tem que ganhar a Liga este ano.

Campeão da liga: Valência

Campeão da copa: Real Madrid

Temporada 1947/48: Aqui estão alguns estratos de gravações de membros da Federação Espanhola dentro do Prado: “Por favor, Señor Caudillo, perdão! Houve um equivoco, Nos tínhamos entendido a COP….”

Novos árbitros são nomeados. A sogra e os filhos do presidente do Valencia são torturados.

Campeão da Liga: Barcelona

Campeão da Copa: Sevilha

Temporada: 1948/49: Prisão em massa de árbitros. Juntam-se a eles alguns dirigentes do Barcelona e do Sevilha. Sob a ordem expressa do Caudillo, todo arbitro deve possuir além do diploma uma carteira de sócio do Real. A sociedade espanhola começa a desconfiar do favorecimento do General.

Campeão da Liga: Barcelona

Campeão da Copa: Valencia

Temporada: 1949/50: Ordens expressas do Caudillo para decretar o fechamento de algumas indústrias testeis, que pertencem aos membros dos clubes ganhadores da temporada passada. A Senhora Pilar Franco, irmã do Caudillo, aconselha o seu irmão a abandonar sua paixão pelo futebol. A causa é o sofrimento de ulceras de estomago do General.

Campeão da Liga: Athlético Madrid

Campeão da Copa: Athletic Bilbao

Temporada: 1950/51: Penas severas são impostas para quem falar o Basco. Novos árbitros são formados e ameaçados.

Campeão da Liga: Athlético Madrid

Campeão da Copa: Barcelona

Temporada 1951/52: Franco ordena todos os seus generais para que deixem de serem membros do Atlético de Madrid Aviacion, Penas mais severas para quem falar o catalão. Nova reunião secreta com os dirigentes da Federação no Hotel Palace de Cuenca.

Campeão da Liga: Barcelona

Campeão da Copa: Barcelona

Temporada 1952/53: Novas execuções em massa. O presidente do Barca é torturado pelo próprio Caudillo. Numa mensagem a nação, o General avisa a população que nesta temporada o Real não ganhará. Ele declara guerra a Andorra e que a fome e a miséria estarão de volta.

Campeão da Liga: Barcelona

Campeão da Copa: Barcelona

Temporada 1953/54: Cabisbaixo, convencido por sua esposa que o Real poderá acabar com sua saúde, Franco abandona o seu sonho de conquista da Liga pelo seu querido clube. Ele decide então se voltar para a caça e a pesca, a construir barragens e acelerar os investimentos norte americanos na Espanha.

Campeão da Liga: REAL MADRID

Campeão da Copa: Valência.

No pasaran ! não passarão! , foi o lema dos partidários da Segunda República Espanhola (1931-1939) na luta contra os rebeldes nacionalistas comandados pelo general Franco. Este célebre slogan está associado a Dolores Ibarrurí Gómez (1985 -1989), La Passionaria, pronunciado por ela quando Madrid estava cercado pelas tropas falangistas do Caudillo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s