Blog do Xico Malta

Racismo e violência no futebol grego

Posted in Do Malta by xicopati on 02/03/2011

Os incidentes que ocorreram no jogo entre o Panathnaikos e o Olympiakos, há dez dias atrás, não deixaram indiferente o presidente grego Karolos Papoulias que conclamou o fim da violência no futebol.

Sophocles Pilavios, chefe de Estado, qualificou de vergonhosa a situação atual e pediu ações mais enérgicas e não somente palavras.

O jogador Djibril Cissé declarou no fim do jogo:

“Estou de saco cheio de jogar aqui, Não posso continuar nestas condições. Estou vivendo meus últimos meses na Grécia”.

O jogador francês do Panathnaikos comentou sobre os atos racistas contra ele no clássico:

“Eles levaram bananas infláveis para o estádio e as balançavam todas as vezes nas quais tocava na bola”

Veja o depoimento de Gilberto Silva no site globo.com

– Não é a primeira vez que esse fato lamentável ocorre aqui na Grécia. Já aconteceu outras vezes. Quando acontece comigo, não dou muito valor. Não vou dar ouvidos a um monte de idiotas. Eu ignoro. Mas o Cissé é mais visado e, ainda mais pelo calor do clássico e tudo mais, esses imbecis pegaram no pé dele, fazendo som de macaco quando ele pegava na bola. O problema que não é só a torcida do Olympiacos que faz isso. Recentemente teve a do Xanthi. Existe muita campanha contra racismo aqui, mas nada muda. Ninguém é punido – contou Gilberto Silva, dizendo também que bananas de plástico foram atiradas em campo.

“A coisa foi bastante grave. Alguns torcedores invadiram o gramado e também tentaram nos agredir após a partida na saída para o vestiário. Alguns jogadores apanharam e revidaram. Eu puxei outros (para dentro do vestiário) e, graças a Deus, ninguém se feriu” – contou Gilberto, lembrando que, como de praxe, os clássicos entre Olympiacos e Panathinaikos são disputados com a presença apenas da torcida do time mandante.

Outro fato que revoltou Gilberto Silva e restante do elenco do time alviverde de Atenas foi a atitude do presidente do arquirrival. Após a partida, vencida pelo Olympiacos por 2 a 1, Georgios Karaiskaki provocou Cissé.

– Ele veio dizendo que o Olympiacos ferrou o Panathinaikos, mas usando um palavrão. Uma postura que indignou todos. Acredito que a nossa diretoria vai tomar alguma providência – salientou. Veja o video abaixo

Fonte: L’équipe e Globo.com

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s