Blog do Xico Malta

O IMORTAL URUGUAI

Posted in Do Malta by xicopati on 04/02/2011

Os jogadores sul americanos estão presentes em quase todos os gramados europeus. Além dos requisitados jogadores brasileiros e argentinos, o Uruguai não fica pra trás no fornecimento de grandes talentos. De fato, mais de 1400 jogadores uruguaios deixaram o seu país, sendo o campeonato da America do sul o que menos remunera seus talentos.

O pequeno vizinho (3,4 milhões de habitantes) perdeu o equivalente a 128 times (1 414 jogadores no total) desde 2000. Os destinos preferidos dos jogadores uruguaios são a vizinha Argentina (238), o  México (113), onde os clubes se beneficiam de lucrativos direitos televisivos, Itália (112) e por último Espanha (102), no entanto, alguns tentaram a chance em lugares mais exóticos como Chipre, China, Iraque e Romênia.

Uruguai, um milagre permanente

O Uruguai, bicampeão mundial (1930, 1950) sente falta de um grande patrocinador e conseqüentemente de direitos televisivos importantes.

Um dos dois maiores clubes, o Nacional, tem um orçamento de 6 milhões de dólares, inferior a de um clube de segunda divisão da França, e o salário mínimo na primeira divisão celeste chega perto do 1 000 dólares.

Entretanto, o Uruguai não é o único pais sul americano a sofrer com a fuga de seus craques para o exterior. Ano passado, a Argentina (40 milhões de habitantes) perdeu 1 800 jogadores passando pela primeira vez o Brasil (1 440 jogadores, população com mais de 190 milhões de habitantes), segundo a pesquisa do instituto Euroamericas sports Marketing publicado, em dezembro, na imprensa argentina.

O êxodo dos jogadores uruguaios não ofuscou o brilho da Celeste no último mundial.

Diego Forlan e seus companheiros chegaram na semifinal da competição, sendo derrotados por 3×2 contra a Holanda. Antes disso, eles saíram do grupo da França, antes de ganharem da Coréia do sul nas oitavas e mais tarde de Ghana nas quartas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s