Blog do Xico Malta

No dia 30 de janeiro acontecia…

Posted in Do Malta by xicopati on 29/01/2011

Decapitação de Carlos I Stuart

Carlos I, rei da Inglaterra, foi decapitado em Whitehall, perto de Westminster, em 1649.

Ele tinha 49 anos.

Durante todo o seu reinado, Carlos I combateu os parlamentares e os puritanos anglicanos, os quais acusavam o rei de despotismo.

Carlos I em 3 posições, pintura de Van Dicky (1635)

Ditadura e república

Depois da morte do rei, Oliver Cromwell, comandante militar durante a Guerra Civil, se transformou no homem mais poderoso da ilha. Com uma determinação álgida, Cromwell atacou com veemência os católicos irlandeses que estavam em rebelião no Parlamento.

Cromwell comandou o massacre da guarnição de Drogheba, perto de Dublin (Irlanda), no dia 10 de setembro de 1649, e liquidou os irlandeses com uma coerção extremamente violenta. Ele conbateu também os escoceses, batidos em Worcester no dia 3 de setembro de 1651.

Tranqüilo depois de acalmar os vizinhos, ele se volta contra o seu Parlamento que segundo ele era muito indolente.

Ele substitui o Parlamento por uma assembléia de 140 membros designados pelo exército.

No dia 16 de dezembro de 1653, ele se autodenomina Lord Protector of the Commonwealth (Protetor da República). Foi assim que nasceu a única Republica que a Inglaterra conheceu. Cromwell morreu no dia 3 de setembro de 1658 e deixa o poder para seu filho Richard Cromwell.

No entanto, o general Monck evita que Richard se estabeleça no comando da ilha e restaura a monarquia.

Isso aconteceu no dia 29 de maio de 1660 com a entronização de Carlos II, filho de Carlos I. Foi o fim da “Grande Rebelião”, uma republica que durou 10 anos, sanguinária e intolerante.

Todavia, as agitações civis se cessaram somente no fim do ano 1688, com a chegada de uma sólida monarquia parlamentar, conhecida com a “Revolução Gloriosa”.

Em 1933, Hitler tornou-se o chanceler da Alemanha (posto equivalente ao do Primeiro ministro)

O presidente da Republica, o velho marechal Paul Von Hindenburg (86 anos), pediu a Hitler (43 anos), chefe do partido nacional socialista alemão (NSDAP), de formar o novo governo alemão.

Torpedeamento do barco Wilhelm Gustloff

Em 1945, O barco Wilhelm Gustloff foi atingido por um torpedo em pleno mar báltico por um submarino soviético. 7.000 a 9.000 pessoas morreram, a maioria era de civis alemães que fugiam do avanço do exercito vermelho.

Foi sem duvida a maior catástrofe marítima de todos os tempos, pior que o Titanic onde morreram 1.502 pessoas no dia 14 de abril de 1912 ao largo de Terra Nova.

Funeral de Winston Churchill


Em 1965, o Reino Unido celebra em grande pompa o funeral do maior inglês do século passado e sem duvida o maior gênio político da era moderna, Sir Winston Churchill. O herói da vitoria sobre o nazismo foi enterrado em Baldon, perto do castelo natal de Blenheim, no condado de Oxford.

O nascimento de Franklin Delano Roosevelt em 1882 em Hyde Park (New York, EUA)

O assassinato de Mohandas Gandhi em Nova Deli, na Índia.

Mohandas Gandhi estudou direito em Londres e depois se mudou pra África do sul. Atingido pelo racismo, ele se mobilizou em defesa dos imigrantes indianos e estabeleceu uma doutrina original fundada na não violência, no auto controle e na verdade (a “satyagraha”).

Em seu retorno à Índia em 1915, ele se beneficia de uma sólida reputação de asceta e de herói e foi apelidado pelo grande poeta indiano Tagore Mahatma, segundo uma palavra híndi que significa “Grande alma”.

Gandhi desde então estabelece uma luta pela autonomia do pais em seguida a sua independência levando em consideração a auto suficiência econômica, o retorno às técnicas tradicionais, e também a emancipação das mulheres e dos Intocáveis.

Sua luta levou à independência da Índia (15 de Agosto de 1947) mas também a divisão com o Paquistão, um estado criado em duas partes separadas por 1200 km destinado a juntar os muçulmanos da Índia.

Gandhi foi assassinado por um fanático hindu. Ele morreu gritando: “Meu Deus!”

Anúncios

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. DeboraH Lee said, on 31/01/2011 at 10:11

    Nossa, parece que este não é um dia auspicioso….
    Agora, falta acrescentar o glorioso empate com o São Bernardo, com a presença do ‘ex’, com camisa dupla face. rs

    beijo, Xico.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s