Blog do Xico Malta

Prêmios da FIFA

Posted in Ballon d'Or FIFA by xicopati on 10/01/2011

Hoje às 11h no horário de Brasilia, em Zurique, acontecerá o FIFA Ballon d’Or 2010.

Além do prêmio de melhor jogador de 2010 (veja o post abaixo), a FIFA introduz este ano o prêmio de melhor técnico nas categorias futebol masculino e feminino e também o prêmio Puskas o qual elege o gol mais bonito de 2010.

Vejam todos os prêmios que serão concedidos amanhã:

JOGADORA DO ANO

Fatmire Bajramaj
A estreia de Bajramaj pela seleção alemã aconteceu no dia 20 de outubro de 2005 em uma partida contra a Escócia. Em 2007, ela participou da Copa do Mundo Feminina da FIFA na China e conquistou o título mundial. No ano seguinte, ela também estava na seleção alemã que disputou o Torneio Olímpico de Futebol Feminino em Pequim. Com uma grande atuação na disputa pela terceira colocação, ela marcou dois gols na vitória por 2 a 1 sobre o Japão, aos 24 e aos 42 minutos, e garantiu a medalha de bronze para o seu país.

Pontos altos de 2010
Embora ainda seja muito jovem, Bajramaj já atua há cinco anos pela Nationalelf e está prestes a disputar a sua segunda Copa do Mundo Feminina da FIFA. Em 2010, a craque viveu várias glórias. Ela foi um dos principais nomes do ano no Turbine Potsdam, que venceu a Bundesliga e também a Liga dos Campeões da UEFA. (FIFA.com)

Marta

Destaques em 2010

Aos 24 anos, a sala de troféus de Marta já faz inveja para a da maioria dos atletas que já encerraram suas carreiras. Neste ano de 2010, ela incluiu na galeria o título da WPS, a liga de futebol dos Estados Unidos, que conquistou com o FC Gold Pride. Além disso, pela segunda temporada seguida, foi a artilheira do torneio e eleita a melhor jogadora. Para encerrar o ano, a camisa 10 brasileira vestiu a camisa amarela da Seleção e, como sempre, foi o destaque da equipe no Campeonato Sul-Americano em que, com campanha invicta, o Brasil assegurou vaga na Copa do Mundo Feminina da FIFA Alemanha 2011. (FIFA.com)

Birgit Prinz

Pontos altos em 2010
Mesmo já tendo atuado por mais de 200 vezes pelo selecionado germânico, a experiente capitã continua extremamente perigosa diante da meta adversária e recentemente vem incorporando uma nova forma de jogar. Prinz está se transformando em meio-campista ofensiva, organizando taticamente o jogo da sua equipe. Deixou de ser “apenas” a perigosa artilheira para assumir o papel central na criação do meio de campo da Alemanha.

É nessa função que ela terá a tarefa de levar a seleção alemã à conquista de mais um título mundial em julho de 2011. Visando preparar-se adequadamente para a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2011, a Alemanha participou da Copa Algarve em 2010, obtendo o segundo lugar, além de sair vitoriosa dos amistosos com o Canadá (5 a 0), Austrália (2 a 1) e Nigéria (8 a 0). (FIFA.com)

TREINADOR DO ANO

Os escolhidos na categoria futebol masculino são:

Vicente del Bosque

Pontos altos em 2010
Del Bosque se manteve fiel ao futebol de toques rápidos e tabelas que consagrou a Espanha em 2008. Teve bom faro ao apostar em caras novas para reforçar o grupo. Depois de uma campanha perfeita nas eliminatórias — dez vitórias em dez jogos, com 28 gols marcados e apenas cinco sofridos —, a seleção tropeçou diante da Suíça na estreia no Mundial. O resultado trouxe à tona antigos temores, mas o treinador conseguiu manter a confiança no vestiário, exibindo a moderação de sempre.

Com serenidade, mas também um pouco de ousadia tática — não hesitou em apostar em um novato como Pedro para ser titular na semifinal contra a Alemanha —, Del Bosque fez a equipe se recuperar e se classificar pela primeira vez para a decisão de uma Copa do Mundo da FIFA. No jogo mais importante da sua vida, um Del Bosque mais passional apareceu, gesticulando muito na lateral do gramado. Afinal, a situação pedia. Mais tarde, porém, na histórica comemoração do título mundial, ele voltou a se mostrar tranqüilo. (FIFA.com)

Josep Guardiola

Pontos altos de 2010
O ano de 2010 foi quase tão generoso quanto o anterior: um Campeonato Espanhol, uma Supercopa da Espanha e 11 gols contra o Real Madrid (vitórias por 6 a 2 fora e 5 a 0 em casa). Ele próprio revelado pelas categorias de base do Barcelona, Guardiola não deixa de integrar ao time principal os jovens formados no clube. Na partida contra o Real Madrid disputada no final de novembro, eram oito dos onze que começaram em campo.

A filosofia de jogo calcada nos toques rápidos e na vontade de fazer a bola rodar entre jogadores de excepcional habilidade agora leva o selo de Guardiola. Com oito títulos em menos de duas temporadas, o técnico mais jovem a vencer a Liga dos Campeões da UEFA segue os passos de Cruyff, que ergueu 11 taças com o Barcelona. (FIFA.com)

José Mourinho

Pontos altos de 2010
Na segunda temporada de Mourinho em Milão, a Internazionale conquistou a histórica tríplice coroa: Série A, Copa da Itália e Liga dos Campeões. O português se tornou o primeiro treinador a alcançar o feito com um time italiano e o terceiro a ganhar a Liga dos Campeões com dois clubes diferentes.

Mas tudo isso era pouco para o insaciável Mourinho. Em maio deste ano, ele assinou com o Real Madrid na expectativa de recolher troféus em um quarto país. O desafio é significativo, já que o clube merengue não vence o Campeonato Espanhol desde 2007/08. O começo de temporada foi promissor, embora o clássico contra o Barcelona do dia 29 de novembro tenha sido um baque para o português, que amargou a maior derrota da sua carreira (5 a 0). Mas Mourinho não se abateu, pois sabe que ainda tem muitas rodadas para juntar os cacos. (FIFA.com)

As escolhidas na categoria futebol feminino são:

Meinert

Pontos altos de 2010
A Copa do Mundo Sub-20 Feminina da FIFA deste ano foi a primeira conquista de Meinert como treinadora. A equipe comandada por ela venceu todos os seis jogos que disputou no torneio e chegou invicta ao título de campeã. Na fase de grupos, começou confiante, derrotando Costa Rica (4 a 2), Colômbia (3 a 1) e França (4 a 1). No caminho para a taça, a seleção enfrentou ainda a Coréia do Norte (2 a 0) e a Coréia do Sul (5 a 1) e sagrou-se campeã ao vencer a Nigéria por 2 a 0 na final. (FIFA.com)

Silvia Neid

Pontos altos de 2010
Com um forte espírito de equipe e muito respeito, os seus dois princípios fundamentais como treinadora, Neid está trabalhando muito para preparar a seleção anfitriã para o Mundial Feminino do ano que vem. Para isso, ela sabe que tem dois grandes desafios. O primeiro é proteger as suas jogadoras da grande pressão existente na Alemanha, onde será realizada a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2011, e o segundo é mesclar as atletas já consagradas com as jovens promessas.

Neid começou a colocar isso em prática ao longo do último ano. Além de as alemãs terem sido vice-campeãs na tradicional Copa Algarve, elas também conseguiram excelentes vitórias em alguns amistosos bastante difíceis, contra Coreia do Norte (3 a 0), Canadá (5 a 0), Austrália (2 a 1) e Nigéria (8 a 0). (FIFA.com)

Sundhage

Pontos altos em 2010
Os últimos 12 meses mostraram-se mais uma vez altamente rentáveis para Sundhage e EUA, que logo no início do ano levaram a tradicional Copa Algarve. Os números da seleção foram muito impressionantes na temporada, registrando apenas uma derrota em 18 jogos. O resultado foi uma surpresa proporcionada pelo México, grande rival das americanas, nas eliminatórias para a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2011.

Tropeço à parte, Sundhage conduziu os Estados Unidos à sua sexta classificação consecutiva. O ano terminou com o sorteio para a Alemanha 2011, onde as americanas encaram um país que a treinadora conhece bem: a Suécia. (FIFA.com)

Prêmio Puskás da FIFA 2010

A entidade máxima do futebol introduzirá também o prêmio Puskas no qual será escolhido o gol mais bonito de 2010. Veja os gols no site da FIFA: (http://pt.fifa.com/ballondor/puskasaward/index.html).

Prêmio FIFA/FIFPro World XI

Teremos também a segunda edição do prêmio FIFA/FIFPro World XI

Em 2009, a FIFA e a FIFPro uniram forças para honrar os 11 melhores jogadores do ano com o prêmio FIFA/FIFPro World XI, que foi apresentado pela primeira vez na Gala de Jogador do Ano da FIFA 2009.

O prêmio FIFA/ FIFPro World XI é escolhido por mais de 50 mil jogadores profissionais de todo o mundo, que votaram para escolher o melhor jogador em cada posição. Entre 2005 e 2008, a FIFPro organizou sua própria premiação, com o mesmo sistema de votação.

Em sua primeira edição, o FIFA/FIFPro World XI premiou os seguintes jogadores: Iker Casillas (goleiro), Dani Alves, Nemanja Vidic, John Terry e Patrice Evra (defensores); Steven Gerrard, Xavi, Andrés Iniesta (meio-campistas); Cristiano Ronaldo, Fernando Torres e Lionel Messi (atacantes). (FIFA.com)

Prêmio FIFA Fair Play

A cada ano a FIFA também homenageia outras pessoas ou instituições pela sua desportividade, um aspecto que sempre teve uma importância crucial para a entidade máxima do futebol mundial. A FIFA busca promover os princípios da desportividade por meio de projetos e campanhas.

O primeiro Prêmio FIFA Fair Play foi apresentado em 1987, quatro anos antes do primeiro Prêmio de Jogador do Ano da FIFA. Desde então, a premiação foi concedida a torcedores de clubes e seleções e também a federações e jogadores de futebol. Em 2009, o Prêmio FIFA Fair Play foi concedido em caráter póstumo a Sir Bobby Robson. (FIFA.com)

Prêmio Presidencial

Desde 2001, o Prêmio Presidencial é concedido a uma pessoa ou instituição que tenha dado uma contribuição superlativa para o futebol sem buscar chamar todas as atenções para si.

O Prêmio Presidencial pode ser concedido em homenagem a um único acontecimento, a uma vida inteira de serviço ou ainda a um comportamento exemplar. O compromisso da Rainha Rania da Jordânia com a campanha 1GOAL – Educação para Todos foi aclamado com o Prêmio Presidencial da FIFA na Gala do Jogador do Ano da FIFA 2009. (FIFA.com)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s